BH vai ganhar primeira motofaixa, confirma Damião; saiba onde

A primeira faixa exclusiva para motos de Belo Horizonte será implantada na Via Expressa. A novidade foi anunciada pelo prefeito Álvaro Damião (União Brasil) em entrevista à Band News FM nesta sexta-feira (23).

Clique no botão para entrar na comunidade do BHAZ no Whatsapp

ENTRAR

“A Via Expressa será o nosso primeiro experimento. Nós já estamos em contato com o Governo Federal, porque isso não depende só da prefeitura. Nós já fizemos todo o levantamento de quais são as avenidas e ruas de BH que permitem”, disse.

De acordo com o prefeito, a motofaixa se estenderá no trecho entre o Calafate e a Arena MRV. O prazo para instalação da faixa não foi divulgado.

Damião enfatizou ainda que a implementação de motofaixas em BH demanda um diálogo com o Governo Federal, além de estudos sobre as vias que podem receber a faixa exclusiva: “A rua não tem como crescer, eu não posso invadir o passeio. Eu tenho que seguir algumas normas federais”.

Durante a entrevista, Álvaro Damião ainda comentou o problema dos acidentes de motos na capital mineira. Segundo ele, as motofaixas não são a única solução para combater a taxa de motociclistas acidentados no trânsito.

“É experimental para a gente ver como vai funcionar em Belo Horizonte. Nós estamos preocupados, porque não é só a faixa de moto que vai acabar com os acidentes. O que vai acabar com os acidentes é entender que tem pessoas despreparadas pilotando motos e colocando pessoas também despreparadas na garupa”.

“Tem muitos motoqueiros cortando ônibus pela direita, passando em cima de passeio, brincando com essa situação. Então, nós temos que regulamentar para tirar das ruas esses que não sabem utilizar o equipamento que estão utilizando”, completou.

Motofaixas em BH

A especulação sobre motofaixas, também conhecidas como faixas azuis ou corredores para motos, ocorre em Belo Horizonte desde o ano passado, mas solidificou-se em janeiro deste ano. À época, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e o superintendente regional do Trabalho e Emprego de Minas Gerais, Carlos Calazans, discutiram a possibilidade de implementação do recurso na cidade.

Segundo Calazans, o assunto foi abordado durante reunião entre ele e o secretário de Governo da PBH, Guilherme Daltro, em 21 daquele mês. “Foi o ponto mais positivo da reunião. Eu defendi que a faixa azul em BH não gera grande custo, mas gera um grande benefício”, destacou em entrevista ao BHAZ na oportunidade.

Baseado na adesão em São Paulo, o objetivo da proposta é organizar o fluxo de motociclistas e, com isso, reduzir os índices de acidentes em BH. “O prefeito [Ricardo Nunes (MDB)] afirma que [a faixa azul] reduziu os acidentes em 60%, é muita coisa”, disse Calazans. “Hoje existe uma guerra entre motos e carros na cidade. Se colocar a faixa azul na avenida do Contorno, na Amazonas, cria-se uma disciplina”, reforçou.

Em 2024, Belo Horizonte registrou mais de 15 mil ocorrências envolvendo motocicletas, um aumento de 12,6% em comparação com o ano anterior, quando foram contabilizados cerca de 13,4 mil acidentes, segundo levantamento da PBH.

O post BH vai ganhar primeira motofaixa, confirma Damião; saiba onde apareceu primeiro em BHAZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.