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O pedido de autorização para o empréstimo enfrentou resistência da bancada oposicionista da Assembleia, que obstruiu a votação durante horas, levando a sessão do plenário para as proximidades da meia-noite. Mesmo com o voto contrário da oposição, o crédito foi aprovado pela Alba e sancionado por Jerônimo no dia seguinte.VLT a todo vaporO VLT de Salvador teve sua ordem de serviço assinada pelo governador Jerônimo Rodrigues no dia 14 de junho de 2024, dando início à instalação dos canteiros de obras por parte das empresas contratadas para construir os três trechos do modal.Consultada pelo Portal A TARDE nesta quinta-feira, 5, a Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) atualizou o andamento das obras do VLT de Salvador. Segundo a estatal, o chamado trecho I, entre a Calçada e a Ilha de São João, é o mais avançado no cronograma da construção, com 22,32% de conclusão.O trecho II, entre os bairros de Paripe e Águas Claras, vem logo na sequência, com avanço físico e financeiro das obras calculado em 14,31%. Já o trecho III, que liga Águas Claras à orla de Piatã, segue em fase inicial de construção, com 1,79%.O planejamento do governo Jerônimo é que o VLT de Salvador já comece a circular até julho de 2026, antes do início da campanha eleitoral. A operação, porém, funcionará de maneira assistida, sem cobrança de passagem, em um trecho pequeno entre a Calçada e o Lobato.Outros traçadosAlém dos três trechos já licitados pelo governo Jerônimo, a CTB ainda estuda outros traçados de VLT para Salvador e outros municípios.O primeiro projeto é a expansão do VLT a partir da Estação da Calçada rumo ao bairro do Comércio, com um traçado de 3,6 km, passando pela Feira de São Joaquim, pelo Terminal de Ferry-Boats, pelo Instituto do Cacau, até chegar ao Terminal da França.O segundo estudo também prevê uma extensão do VLT a partir da Calçada, mas em direção à Península de Itapagipe, e um traçado circular que passaria nas proximidades do Santuário de Nosso Senhor do Bonfim e do Terminal de Passageiros da Ribeira.Por fim, há ainda o chamado VLT Metropolitano, que, inicialmente, visa ligar Salvador ao Polo Petroquímico de Camaçari, conectando todo seu entorno. A CTB, porém, também avalia levar esse traçado futuramente a Alagoinhas, em um trajeto superior a 100 km.