A Volkswagen realizou na última quinta-feira, dia 5 de junho, o lançamento oficial do novo Tera, seu novo SUV compacto, com uma ação simultânea em todas as 472 concessionárias da marca no Brasil. Batizada de “Open Door”, a campanha é considerada a maior abertura de vendas da história da Volkswagen no País e teve como expectativa reunir mais de 50 mil visitantes em todo o território nacional. A equipe do Acelera Aí foi até as concessionárias Carbel e Recreio para conhecer de perto o novo VW Tera, que, segundo a Volkswagen, estabeleceu um novo recorde: 12.000 pedidos em 50 minutos.

Desenvolvido e produzido no Brasil, o VW Tera é fabricado na planta de Taubaté (SP), onde sua chegada gerou 260 empregos diretos e aproximadamente 2.600 indiretos na cadeia de fornecedores.
No Brasil para o Brasil
A estratégia da montadora é reforçar seu portfólio de SUVs com um modelo pensado especialmente para o consumidor brasileiro, tanto em design quanto em equipamentos.

O SUV VW Tera chega ao mercado em cinco versões. A grande aposta inicial é a versão MPI, equipada com motor 1.0 aspirado de 84 cv e câmbio manual de cinco marchas, oferecida a R$ 99.990 em lote promocional de 999 unidades — após o fim deste lote, o valor sobe para R$ 103.990.
VW Tera tem cheque-bônus
Além disso, a Volkswagen oferece um “cheque-bônus” de R$ 5 mil para quem utilizar um carro usado na negociação, além de condições de financiamento especiais no dia do evento.

As demais versões são: TSI (R$ 116.990), com o motor 1.0 turbo de 116 cv e câmbio manual; Comfort (R$ 126.990) e High (R$ 139.990), ambas com câmbio automático de seis marchas.
Outfit The Town Edition
A versão topo de linha High também pode ser equipada com o pacote especial “Outfit The Town Edition”, que eleva o preço para R$ 142.290 e adiciona elementos visuais exclusivos, como rodas escurecidas de 17 polegadas, teto e retrovisores em preto brilhante, além de bancos com revestimento premium e badges especiais da edição.

Mesmo na versão de entrada, o VW Tera traz um pacote de equipamentos generoso, com seis airbags, direção elétrica com ajuste de altura e profundidade, ar-condicionado, piloto automático, computador de bordo, painel digital, sensores de estacionamento traseiro, assistente de partida em rampas (Hill Hold Control) e duas portas USB na dianteira.
Pacotes top do VW Tera
As versões Comfort e High adicionam sistema de entrada sem chave (Kessy), partida por botão, volante multifuncional com acabamento premium, carregador de celular por indução e ar-condicionado digital Climatronic Touch. O painel digital da versão High tem 10,25 polegadas.

O Novo VW Tera será oferecido em seis cores: Preto Ninja e Branco Cristal (sólidas), Cinza Platinum (metálica), além das inéditas Vermelho Hypernova, Prata Lunar e Azul Ártico, todas metálicas. A combinação entre a pintura Preto Ninja e o pacote especial entrega ao SUV um visual mais esportivo e discreto.
Momento atual
Segundo Roger Corassa, vice-presidente de Vendas da Volkswagen do Brasil, o VW Tera é um projeto estratégico que simboliza o momento atual da marca. “É um produto muito aguardado e que chega ao mercado no melhor momento da Volkswagen. Foi desenhado e produzido no Brasil para atender diretamente as necessidades dos nossos clientes”, afirmou.

Com o VW Tera, a Volkswagen reforça sua ofensiva no segmento de SUVs compactos, um dos mais competitivos do mercado nacional. No entanto, a motorização aspirada da versão de entrada pode limitar seu apelo para quem busca mais desempenho.
Ainda assim, o bom pacote de equipamentos, o design alinhado com os SUVs globais da marca e o preço de entrada agressivo podem fazer do VW Tera uma alternativa interessante para quem procura um SUV urbano com bom custo-benefício.
Texto e fotos: Eduardo Aquino
O post Novo VW Tera estreia com ação simultânea em todo o Brasil apareceu primeiro em BHAZ.