
Em tempos em que eficiência, sustentabilidade e tecnologia andam lado a lado, o Kia Niro se destaca como um dos híbridos mais interessantes do mercado brasileiro. O Acelera Aí teve a oportunidade de testar a versão HEV SX Prestige (híbrida convencional) do SUV compacto, em uma unidade de test-drive para clientes cedida pela concessionária Kia Euroville, de Belo Horizonte. Foram apenas três dias de contato, mas tempo suficiente para impressões que vão além da ficha técnica.
Visualmente, o Niro não aposta em extravagâncias para chamar atenção. Seu design é moderno, com linhas bem definidas, faróis em LED e uma traseira com identidade marcante — especialmente nesta nova geração, que adota o conceito visual do protótipo HabaNiro. Por dentro, o acabamento surpreende: há uso de materiais recicláveis e sustentáveis, sem abrir mão do requinte.
Ao pressionar o botão de partida (nada de chave aqui), o silêncio toma conta da cabine — como se espera de um eletrificado. O sistema híbrido inicia em modo 100% elétrico, ideal para deslocamentos urbanos. Em baixa velocidade, o SUV desliza com suavidade, sem trancos, e o isolamento acústico é digno de destaque.
Quando o motor a combustão entra em ação, a transição é quase imperceptível. O conjunto formado pelo motor 1.6 a gasolina e o motor elétrico entrega 141 cv de potência combinada, com torque imediato suficiente para garantir agilidade nas retomadas e fluidez no trânsito.
A transmissão automática de dupla embreagem de seis marchas (DCT) trabalha com precisão e suavidade, sem o comportamento “elástico” típico de muitos CVTs. O resultado é uma condução mais natural e agradável.

Um Kia para cidade e estrada
Mesmo com clara vocação urbana, o Niro se comporta bem na estrada. As suspensões são bem calibradas e absorvem as irregularidades do asfalto com competência. E o consumo impressiona: ficou registrado, no computador de bordo, médias de até 22 km/l na cidade e cerca de 18 km/l na estrada — números que fazem qualquer motorista repensar a dependência do motor exclusivamente a combustão.
A direção elétrica é leve e precisa nas manobras urbanas, e ganha peso progressivamente em velocidades mais altas, o que garante conforto e segurança ao condutor.
Entre os destaques tecnológicos, o Niro HEV oferece painel digital de 10,25 polegadas, central multimídia compatível com Apple CarPlay e Android Auto, ar-condicionado dual zone, carregador por indução e uma série de assistentes à condução: controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência, alerta de ponto cego e centralização de faixa.
O Kia Niro é um híbrido inteligente. Não pretende ser esportivo, mas entrega uma dirigibilidade refinada, eficiência energética, bom nível de conforto e um compromisso real com a sustentabilidade. É o tipo de SUV que faz sentido não só no papel, mas principalmente no uso cotidiano — desde que o comprador esteja disposto a investir cerca de R$ 240 mil, valor da versão testada.

Ficha Técnica
- Motor – a combustão 1.6 l Kappa III GDI, 16v, 105 cv a 5.700 rpm combinado com motor elétrico síncrono de ímã permanente com bateria de íons-lítio (1,56 kWh). Potência combinada de 141 cv; Torque combinado de 27 kgfm (14 kgfm motor térmico + 17,3 kgfm elétrico); tração dianteira;
- Transmissão – automática DCT de seis marchas;
- Direção – assistência elétrica;
- Suspensão – dianteira: independente McPherson; traseira: multilink
- Dimensões – comprimento x largura x altura: 4.420 × 1.825 × 1.545 mm; entre-eixos: 2.720 mm
- Freios – discos ventilados (dianteiros) e sólidos (traseiros) com ABS/EBD
- Rodas e pneus – 18 polegadas com pneus 225/45 R18
- Carga útil (ocupantes mais bagagens) – 546 kg
- Porta-malas – 425 l (expansível para 1.419 l com os bancos rebatidos)
- Tanque – 42 litros
- Peso (em ordem de marcha) – 1.394 kg
- Garantia – 5 anos (incluindo a bateria)
- Principais equipamentos – Painel digital de instrumentos 10,25 polegadas, central multimídia sensível ao toque 10,25″ com Apple CarPlay/Android Auto sem fio ou via USB, ar-condicionado digital dual zone com ionizador e filtro de pólen, carregador de smartphone por indução, bancos revestidos em Altaica bio sintético, com ajustes elétricos (motorista e passageiro), assistente de centralização de faixa (LFA), alerta de permanência (LKA) e saída de faixa (LDW), piloto automático adaptativo (SCC), frenagem automática de emergência (FCA) com detecção de pedestres, ciclistas e cruzamentos (FCA JT), assistência em ponto cego (BCA); Assistência a tráfego cruzado traseiro (RCCA), câmera de ré com diretrizes dinâmicas, sensores dianteiros e traseiros e airbags frontais, laterais e de cortina; controle de estabilidade (ESC) e tração (TCS)
- Preço sugerido – R$ 239.900,00
Fonte: Kia Motors






Texto e Fotos: Luís Otávio Pires
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