Queridinha dos gringos, usa ‘protetor solar’ e tem 5 mil anos de história — veja curiosidades sobre a manga


Ela é a fruta mais exportada do país, segundo o Ministério da Agricultura. Apesar do sabor doce, a manga não é hipercalórica e, embora seja tropical, é cultivada no sertão nordestino. De onde vem a manga
A presença dela é certa na feira, na salada de frutas e no suco do café da manhã. Mas poucos sabem que, além de saborosa, a manga é a fruta mais exportada pelo Brasil e carrega uma história de mais de 5 mil anos.
Até maio de 2025, foram exportados mais de US$ 80 milhões em 73,6 mil toneladas de manga, segundo o Ministério da Agricultura.
Em 2024, o valor total da venda da fruta para o exterior ultrapassou US$ 350 milhões, com a União Europeia na liderança dos destinos, seguida por Estados Unidos e Reino Unido.
Confira curiosidades sobre essa fruta que conquista o Brasil — e o mundo:
Batidas contra imigrantes esvaziam fazendas nos EUA; colheitas estão apodrecendo, dizem produtores
Apesar de ser símbolo nacional, a manga não é brasileira
Produção sustentável da manga foi o fio condutor da Expo Manga, que reuniu cerca de 1 mil pessoas em Petrolina
Aline Oliveira/Vereda Comunica
Ela é originária do sul da Ásia, especialmente da região da Índia, onde é cultivada há mais de 5.000 anos em áreas de clima tropical.
Apesar disso, a manga foi completamente incorporada à cultura brasileira — tanto no paladar quanto na memória afetiva. Hoje, ela é presença constante em quintais, feiras e receitas, e traz lembranças afetivas para muitas famílias brasileiras.
Além disso, a manga é da mesma família de outros frutos queridos do Nordeste, como o umbu, cajá e caju.
Manga usa ‘protetor solar’
Manga com caulim
g1
Sabia que produtores colocam um pó branco nas mangas nos pés? Esse pó é o caulim, um mineral conhecido como o “protetor solar” dos vegetais.
Ele protege a casca da manga contra queimaduras do sol e ajuda a manter a aparência “vermelhinha” que atrai os consumidores. O produto não é tóxico e pode ser removido com a lavagem da fruta.
É doce, mas não hipercalórica
Manga para comer de colher é doce e saborosa, além de rica em polpa
Reprodução/TV Bahia
Apesar de saborosa e doce, a manga não é hipercalórica. Uma porção de 100g tem cerca de 65 calorias, segundo a nutricionista Tarcila Campos contou no episódio sobre a fruta no podcast “De Onde Vem”, do g1 (escute abaixo).
A manga também é rica em vitaminas C e D, minerais, fibras e antioxidantes — nutrientes que ajudam na digestão, memória, visão e fortalecem o sistema imunológico.
E sobre o velho mito: manga com leite não faz mal!
A nutricionista esclarece que a combinação está liberada e pode, inclusive, fazer parte de um café da manhã nutritivo. “O segredo é sempre a moderação. Nada em excesso faz bem”, reforça Tarcila.
Apesar de tropical, é cultivada no sertão
Mangas cultivadas no Vale do São Francisco.
Aline Oliveira/Vereda Comunica
A manga é uma fruta tropical, mas ela é cultivada no Brasil em pleno sertão nordestino.
Regiões como o Vale do Rio São Francisco, entre Pernambuco e Bahia, são referências na produção graças à irrigação com as águas do rio.
O clima quente do semiárido faz a manga “se sentir em casa”, mas o cultivo só é possível graças à irrigação com as águas do Rio São Francisco.
Além disso, os solos férteis e profundos, drenados pelo “Velho Chico”, contribuem para a alta produtividade das plantações — um verdadeiro oásis no coração do sertão.
Veja mais:
Governo lança programa para reduzir o uso de agrotóxicos na agricultura
O golpe milionário da ‘vaca virtual’ que está abalando o Uruguai, um dos maiores produtores de gado do mundo
Preço do café deve cair até o fim do ano, mas em ritmo lento; entenda
Adicionar aos favoritos o Link permanente.