Professor e doutor da FACED/UFBA, Nelson Pretto
| Foto: Shirley Stolze/ Ag. A TARDE
“A ideia de uma agência de notícias, ela é importante como um elemento dentro da escola […] ela até pode estar dentro de uma disciplina do ponto de vista organizativo, mas ela tem que ter tentáculos [sic] em todas as áreas, e se constituir em um grande espaço de mobilização e de comunicação entre a escola, a sociedade, as famílias e o território que você está inserido”.Agência escolar como espaço de integraçãoPresente no evento, a professora de artes/dança da rede estadual da Bahia, Elaine Fiuza, destacou a importância do conteúdo apresentado. Ela afirmou ter encontrado diversos ganchos para articular sua prática pedagógica. Segundo ela, oferecer esse tipo de experiência é essencial para mostrar aos estudantes que eles podem alcançar lugares antes considerados inalcançáveis.
Professora de artes/dança da rede estadual da Bahia, Elaine Fiuza
| Foto: Shirley Stolze/ Ag. A TARDE
“Eu ainda venho também com esse aporte, que eu posso linkar tudo isso e isso vai fazer com que a gente tenha um repertório, talvez, diferenciado, e para além de oportunizar as pessoas mais velhas, as pessoas que não se imaginam nesse lugar […] Então nós, como educadores, e que gostamos realmente de ser educadores, é que temos a missão de fazer eles verem essa educação com as ferramentas que a gente possui, e trazer para eles a educação de uma forma diferenciada, e o prazer pelo estudo, e o encantamento por querer crescer, aprender mais e chegar em outros espaços”.Esta é a segunda turma de professores a participar das atividades. Para a superintendente de Políticas para a Educação Básica da Secretaria da Educação da Bahia, Helaine Souza, o objetivo é alcançar todos os docentes da rede estadual. A proposta é que a disciplina vá além da abordagem técnica prevista pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de Computação, formando estudantes capazes de produzir conteúdo de forma crítica, colaborativa e corresponsável.“Essas agências chegam nas unidades escolares, chegam no território, não só com a função de divulgar notícias, mas também de produzir conteúdo. Eu acho que essa é a virada de chave essencial. Estudantes produzindo conteúdo, se vendo em uma redação, mais um podcast, e explorando diversas formas de mídia e de produção”.A TARDE leva prática jornalística para a sala de aula
A TARDE leva prática jornalística para a sala de aula
| Foto: Uendel Galter/ Ag. A TARDE
Durante o encontro foram realizadas diversas oficinas, entre elas o ‘Laboratório de Produção de Notícias: Educação Midiática na Prática Docente’, promovido pelo Programa A TARDE Educação, do Grupo A TARDE. As atividades foram conduzidas pela pedagoga do A TARDE Educação e mestranda em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Jéssica Gouveia, e pela jornalista do A TARDE Educação, Loren Beatriz Sousa.O laboratório, que leva a prática jornalística para as escolas como apoio ao trabalho docente com temas atuais, teve como objetivo ampliar o projeto de educação e apresentar o passo a passo para a construção de uma notícia. A professora técnica do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) do Médio Sudoeste da Bahia Eurides Evangelista Pinto, em Itororó, Hellionadia Aguiar, ressaltou a relevância da temática.“Essa é uma área que realmente está em ascensão. Os alunos já estão muito familiarizados e nós, professores, é que precisamos realmente ainda tomar posse desse conteúdo e estar mais aptos para passar para eles, inclusive, esse formato, que também tem que ser nosso, tem que fazer parte da nossa docência. E a oficina foi super completa, esclareceu várias lacunas que a gente tinha, não sabia como superar. Às vezes, como publicar, como conseguir fazer esse aluno alcançar esse entendimento e a gente conseguiu, com a oficina, elucidar essas lacunas e entender como é que a gente vai conseguir alcançar esse sucesso nessa divulgação e nessa implementação, que espero que a gente consiga implementar na escola de forma eficaz”.
A TARDE leva prática jornalística para a sala de aula
| Foto: Uendel Galter/ Ag. A TARDE
Nesta terça-feira, 8, segundo dia do evento, os profissionais da educação irão dialogar sobre ‘As experiências de produção de notícias com estudantes’, com Carlos Lima, da Imprensa Jovem (SP); ‘Agência de Notícias na Escola’, com Marcus Leone, professor-formador do Programa Rede AT/IAT; ‘Apresentação de experiências de agências de notícias’, com Bárbara Anunciação; e ‘Cobertura e Pauta Jornalística’, com Daniel Ribeiro da Secretaria de Comunicação Social da Bahia (SECOM) e Iuri Rubim, Diretor Geral do IAT.
A TARDE leva prática jornalística para a sala de aula | Foto: Uendel Galter/ Ag. A TARDE
A TARDE leva prática jornalística para a sala de aula | Foto: Uendel Galter/ Ag. A TARDE
A TARDE leva prática jornalística para a sala de aula | Foto: Uendel Galter/ Ag. A TARDE
A TARDE leva prática jornalística para a sala de aula | Foto: Uendel Galter/ Ag. A TARDE
A TARDE leva prática jornalística para a sala de aula | Foto: Uendel Galter/ Ag. A TARDE
A TARDE leva prática jornalística para a sala de aula | Foto: Uendel Galter/ Ag. A TARDE
A TARDE leva prática jornalística para a sala de aula | Foto: Uendel Galter/ Ag. A TARDE
A TARDE leva prática jornalística para a sala de aula | Foto: Uendel Galter/ Ag. A TARDE
A TARDE leva prática jornalística para a sala de aula | Foto: Uendel Galter/ Ag. A TARDE
A TARDE leva prática jornalística para a sala de aula | Foto: Uendel Galter/ Ag. A TARDE
A TARDE leva prática jornalística para a sala de aula | Foto: Uendel Galter/ Ag. A TARDE
A TARDE leva prática jornalística para a sala de aula | Foto: Uendel Galter/ Ag. A TARDE
A TARDE leva prática jornalística para a sala de aula | Foto: Uendel Galter/ Ag. A TARDE
IAT forma professores para atuar com agências de notícias | Foto: Shirley Stolze/ Ag. A TARDE
A ‘Formação Educação Digital e Midiática: Como montar uma Agência de Notícias?’ conta com a parceria do Instituto Palavra Aberta, do Grupo A TARDE e da organização Ashoka, além de representantes da Secretaria de Comunicação Social do Governo Federal (SECOM).