Brasil avança em acordo bilionário com Itália para compra de mísseis

O Brasil iniciou tratativas com a Itália para adquirir um novo sistema de defesa aérea para o Exército. A informação é da CNN Brasil, que aponta um valor de até 786 milhões de euros, cerca de R$ 5 bilhões.

Antes, o Exército brasileiro avaliou comprar o sistema indiano Akash, de médio e longo alcance, para proteger o espaço aéreo contra aviões, drones e mísseis de cruzeiro. As conversas, porém, não avançaram e seguem congeladas, segundo oficiais do Exército.

O tema ainda pode surgir no encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, previsto para terça-feira (8), em Brasília, durante a reunião do Brics.

Fontes militares informaram que o impasse ocorreu porque empresas indianas queriam vender ao Brasil uma versão antiga do Akash. As fabricantes são Bharat Dynamics Limited (BDL) e Bharat Electronics (BEL).

Diante disso, o Brasil voltou-se à Itália. O objetivo agora é adquirir o sistema Emads, da empresa Mbda, com participação da Leonardo. É o mesmo modelo de mísseis terra-ar escolhido pela Marinha para as novas fragatas da classe Tamandaré.

Para o Exército, o uso do Emads pode facilitar o apoio logístico, o treinamento e a infraestrutura. Além disso, pode abrir caminho para a produção nacional de mísseis em parceria com os italianos.

O post Brasil avança em acordo bilionário com Itália para compra de mísseis apareceu primeiro em Italianismo – Notícias sobre a Itália.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.