Marinha avalia condições de navegação turística na Lagoa da Pampulha, em BH

Representantes da Capitania dos Portos Fluviais de Minas Gerais, órgão da Marinha do Brasil, estiveram em Belo Horizonte nesta terça-feira (8) para avaliar as condições de navegabilidade na Lagoa da Pampulha e, segundo a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), para discutir diretrizes para a retomada da navegação turística e das atividades náuticas no local.

Clique no botão para entrar na comunidade do BHAZ no Whatsapp

ENTRAR

Ainda de acordo com informações divulgadas pela PBH, a visita teve como objetivo apresentar à equipe da Marinha os contratos e processos adotados pelo Executivo para a limpeza e conservação do espelho d’água, além dos resultados alcançados nos últimos anos.

A avaliação foi feita a bordo da balsa usada nas atividades de manutenção da lagoa, através de um trajeto com duração de cerca de uma hora. Toda a extensão da lagoa foi percorrida, segundo a PBH, o que incluiu as áreas operacionais e os trechos que integram o Conjunto Moderno da Pampulha, reconhecido como Patrimônio Mundial pela Unesco.

Segundo a PBH, ao final da visita, os representantes da Marinha consideraram o “projeto tecnicamente viável”.

“Cabe agora à Prefeitura a definição das normas e diretrizes que nortearão a retomada das atividades náuticas, com o apoio técnico da Capitania dos Portos”, ressaltou a diretora de Manutenção de Bacias da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smobi), Ana Paula Fernandes.

Planos

A Prefeitura de Belo Horizonte informou ainda que um grupo de trabalho intersetorial, com participação da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, Fundação Municipal de Cultura, Secretaria de Esportes e Lazer, Secretaria de Municipal de Políticas Urbanas, Guarda Civil Municipal, dentre outros órgãos, foi criado com o “intuito de construir os instrumentos legais e operacionais necessários para a regulamentação dessas atividades”.

“Além da definição do marco regulatório, a proposta prevê a cooperação com a Capitania dos Portos para a capacitação de servidores municipais, garantindo que todas as futuras operações atendam às exigências legais de segurança e navegação”, diz o comunicado.

O post Marinha avalia condições de navegação turística na Lagoa da Pampulha, em BH apareceu primeiro em BHAZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.