VÍDEO: onça-pintada captura jacaré após caça frustrada em rio no Pantanal de MT


Há cerca de um mês, onça-pintada batizada de Medrosa teve um ataque frustrado na mesma região, no entanto, desta vez, a caçada terminou de forma diferente. Onça-pintada ‘Medrosa’ captura jacaré em rio no Pantanal de MT
O piloto de barco Claudico Arruda registrou um ataque bem-sucedido da onça-pintada ‘Medrosa’ a um jacaré, no Pantanal mato-grossense, em Poconé, a 104 km de Cuiabá, no último sábado (5). Há um mês, ela teve um ataque frustrado na mesma região, no entanto, desta vez, a caçada terminou de forma diferente.
☑️ Clique aqui e siga o perfil da TV Centro América no Instagram
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
Nas imagens registradas pelo piloto, é possível ver que o felino está parado sob o tronco de uma árvore, enquanto observa o réptil se aproximar. Em seguida, salta em direção ao rio e inicia o ataque. O vídeo mostra os dois animais em uma intensa disputa embaixo d’água e, segundos depois, a onça sai da água com o jacaré na boca (assista acima).
Aos 9 anos, ‘Medrosa’ é uma das onças mais observadas em ação no bioma, especialmente durante investidas contra jacarés. Além de ser uma das onças mais ativas e visíveis, ela faz parte de uma linhagem conhecida e monitorada por pesquisadores e guias de turismo que atuam na região.
Ataque frustrado
Gigantes do Pantanal: biólogo registra momento em que onça ataca jacaré em rio de MT
Em junho deste ano, o g1 publicou um vídeo registrado pelo biólogo Marcos Ardevino que mostra o momento em que Medrosa pula no rio para atacar um jacaré, em meio ao Parque Estadual Encontro das Águas. No entanto, apesar da intensa disputa, o réptil foge.
O vídeo mostra os dois animais em uma intensa disputa dentro d’água. Apesar da investida da onça, o jacaré conseguiu escapar.
De acordo com Marcos, que trabalha com viagens ao Pantanal há mais de 11 anos, ele e outros grupos que acompanhavam a atividade avistaram Medrosa dormindo sobre uma árvore.
Após algum tempo, perceberam que um jacaré se aproximava do local, o que levantou a expectativa de que ela poderia atacar.
Momento em que onça pula e ataca jacaré no Pantanal em MT
Marcos Ardevino
LEIA TAMBÉM:
Onça-pintada filmada atacando jacaré tem filhote de um ano e caça até 3 vezes por semana, diz biólogo
Pantanal em movimento: turismo transforma paisagem em sustento em MT
Safári no Pantanal: governo aprova investimento de US$ 150 mil para campanha internacional de turismo
🐆Observação das onças
Enquanto nos safáris da África o leão carrega o título de rei da selva, no Pantanal o trono pertence a outro animal: a onça-pintada. Admirada e, ao mesmo tempo, temida, ela pode chegar a pesar 135 kg e é considerado o maior felino das Américas.
O animal ganhou destaque no ecoturismo e se tornou o preferido dos turistas estrangeiros que visitam o bioma.
🚤Os visitantes podem passear de barco pela região ao mesmo tempo em que fazem o monitoramento das onças de forma voluntária por meio de fotos e vídeos de diferentes aparições dos felinos.
Um deles é o ‘Parque Estadual Encontro das Águas’, localizado no encontro dos rios Cuiabá e Piquiri, na região de Porto Jofre, entre Poconé e Barão de Melgaço, municípios a 104 e 121 km de Cuiabá.
Onça-pintada no Pantanal de MT
Erisvaldo Almeida
De acordo com o biólogo e guia de turismo Marcos Ardevino, em Mato Grosso, há dois locais que são considerados os principais para a prática de observar as onças.
O outro é a Estação Ecológica de Taiamã, localizada no município de Cáceres, a 220 km de Cuiabá. A estação tem uma grande variedade de ambientes aquáticos, como lagoas permanentes, temporárias e lagoas de corixos, fortemente influenciada pelo Rio Paraguai.
Os guias ainda orientam que o melhor momento para se deparar com os animais é entre os meses de julho e fim de setembro, quando começa o período da seca, o que faz com que os felinos procurem água e, com isso, ficam expostos às margens dos rios, sendo possível vê-los de uma distância segura.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.