Campo Grande registra 9º caso de morcego com raiva e supera ano anterior


Apesar do aumento, a prefeitura afirma que não há motivo de alarde e ressalta a importância da conscientização. Somente em 2025, 9 morcegos testaram positivo para a raiva em Campo Grande.
CCZ/Reprodução
O Centro de Controle de Zoonoses confirmou mais um caso de morcego com raiva nesta terça-feira (8), em Campo Grande (MS). O animal foi encontrado na região do bairro São Francisco e é o nono a testar positivo para o vírus em 2025.
O número supera o total do ano anterior, em que seis casos foram confirmados na cidade.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
De acordo com o Ministério da Saúde, a raiva é uma doença infecciosa viral aguda e grave, caracterizada por uma encefalite progressiva. Os casos representam uma preocupação significativa para a saúde pública, devido à alta letalidade — cerca de 100% — e à existência de medidas preventivas eficazes.
A prefeitura reforça as orientações para a população, caso encontre morcegos em situações atípicas, como caídos ou imóveis:
Isole o animal, inclusive de outros animais domésticos;
Não toque no morcego;
Entre em contato com a Coordenadoria de Controle de Zoonoses (CCZ), responsável pelo recolhimento do animal, pelos números (67) 3313-5000 ou (67) 2020-1794.
É importante lembrar que a eliminação indiscriminada do animal, além de representar risco de infecção é crime ambiental, já que os morcegos são protegidos pela Lei Federal N° 9605.
*Estagiária sob supervisão
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.