
De acordo com a denúncia do MPAM, a paciente morreu após o médico ignorar chamadas e não comparecer ao hospital durante toda a madrugada. MP denuncia médico por homicídio culposo em caso de negligência no Hospital de Novo Aripuanã (AM).
Divulgação
O Ministério Público do Amazonas (MPAM) denunciou, nesta terça-feira (8), um médico da rede pública de Novo Aripuanã por homicídio culposo, por negligência no atendimento a uma paciente que morreu após um acidente de trânsito em 2018.
Segundo a denúncia da promotora de Justiça Jéssica Vitoriano Gomes, a mulher deu entrada no Hospital Regional com traumatismo craniano e sangramento, em estado grave. Mesmo com a situação crítica, o médico plantonista não compareceu ao hospital durante toda a madrugada.
Ele permaneceu em um hotel da cidade e apenas repassou orientações por telefone. A paciente morreu na manhã seguinte, poucos minutos após a chegada dele à unidade.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Durante a madrugada, o quadro clínico da vítima piorou: ela teve vômitos, pressão alta e sinais de comprometimento neurológico. A equipe de enfermagem tentou contato com o médico várias vezes, sem sucesso.
A conduta foi considerada negligente e uma grave violação do dever profissional. O Conselho Regional de Medicina do Amazonas (Cremam) e o Conselho Federal de Medicina (CFM) concluíram que houve falha direta do médico no caso.
“A medicina lida com vidas humanas, e condutas como a do denunciado não podem ser admitidas ou toleradas pela sociedade”, afirmou a promotora.
A denúncia foi encaminhada à Vara Única da Comarca de Novo Aripuanã. O MP pede que a ação penal seja aceita e que o médico seja citado para responder à acusação.
Por que os crimes prescrevem? I g1 Explica