Em obra desde 2024, Praça do Papa vai reabrir parcialmente e pode ganhar estátua de João Paulo II

A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou, amanhã desta quinta-feira (10), que parte Praça do Papa, no bairro Mangabeiras, será reaberta ao público no próximo mês de agosto. A obra foi iniciada em fevereiro de 2024 e, desde então, foi adiada duas vezes, atrasando em um ano o projeto.

Segundo o município, a demora se deve a uma dificuldade do fornecedor entregar o piso de cerâmica que está sendo substituído. Como o espaço é tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Hisstórico e !rtístico Nacional), as características da praça precisam ser mantidas exatamente como as originais.

“Estamos entregando parte da praça, como a gente fez rua Sapucaí. Não há necessidade de esperar para entregar a praça toda. A gente já pode entregar a parte de cima, que já contempla boa parte das pessoas que vêm visitar a praça”, comentou o prefeito Álvaro Damião (União Brasil)

Além da troca do piso, a obra prevê reforma dos bancos, ampliação da área de lazer com a incorporação da rua entre os trechos da praça. O espaço vai ter playground e estacionamento para pessoas com mobilidade reduzida.

A equipe também prepara a modernização da iluminação, paisagismo e instalação de novos brinquedos e equipamentos de ginástica.

O projeto custou R$ 11 milhões, com recursos da prefeitura e de um financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF), dentro do programa Centro de Todo Mundo.

A conclusão total está prevista para o segundo semestre de 2025.

Projeto vai ser 100% entregue até o fim de 2025 (Divulgação/PBH)

Estátua do Papa João Paulo II

Embora ainda não tenha data definida, outra novidade que o espaço pode ganhar é uma escultura do papa João Paulo II, que é dá nome à praça.

A homenagem foi feita em função da visita que o ex-pontífice fez à capital mineira em 1980. Durante a passagem, o líder religioso realizou uma missa na Praça.

“Foi um pedido da Arquidiocese e é justo. A nossa secretaria de Cultura está sentando com a Arquidiocese para poder ver de que forma a gente vai fazer isso, melhor forma possível. Que seja uma homenagem que todos possam reconhecer e gostar. A gente quer ver as pessoas postando nas suas redes sociais, imagens das costas da praça, que é a serra do Curral, da frente da praça, que é a cidade de Belo Horizonte, e quem sabe, agora, também ao lado do papa que dá nome à praça”, detalhou Álvaro Damião.

O post Em obra desde 2024, Praça do Papa vai reabrir parcialmente e pode ganhar estátua de João Paulo II apareceu primeiro em BHAZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.