
A LDO forma as bases para o orçamento do próximo ano e define quais serão as prioridades dos investimentos municipais que irão orientar a Lei Orçamentária Anual. Câmara de Vereadores de Maceió aprova LDO
Assessoria
A Câmara Municipal de Maceió aprovou nesta quinta-feira (10) a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2026. Foi aprovado também, por 23 votos a 3, a autorização para o pedido de empréstimos para o investimento em obras na cidade.
📲 Participe do canal do g1 AL no WhatsApp
Elaborada anualmente, a LDO estabelece as regras básicas para a execução do orçamento do próximo ano, incluindo previsões de receitas e despesas. Os gastos são detalhados na Lei Orçamentária Anual (LOA), que está prevista para chegar à Câmera em outubro.
Durante a sessão, foi aprovada também a autorização para que a Prefeitura dê início ao pedido de dois empréstimos para investimentos em obras, sendo um de R$ 800 milhões e o outro de R$ 400 milhões.
A votação para o empréstimo contou com 26 votos, sendo três contrários. O vereador Kelmann Vieira destacou a consolidação financeira e orçamentária do Município, que tem nota máxima no indicador Capag, sendo considerado um bom pagador.
“A gente precisa trazer a verdade, e ela mostra que este governo tem austeridade fiscal. A Lei de Responsabilidade Fiscal é clara e diz que o limite máximo de endividamento é de 120%. O Município está com 18%”, apontou.
Segundo o presidente da Comissão de Orçamento, Samyr Malta, uma das obras que seria realizada com o recurso seria a construção do BRT. O vereador Rui Palmeira, que votou contra o empréstimo, ponderou que a implantação do BRT geraria um alto custo para o Município.
Veja os vídeos mais recentes do g1 AL
Leia mais notícias da região no g1 AL