Tarifaço de Trump: Bolsonaro diz que admira governo americano e que poderes do Brasil precisam resgatar normalidade institucional

Brasileiros ‘invadem’ perfil de Trump e dominam comentários
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta quinta-feira (10) que admira o governo do presidente Donald Trump, dos Estados Unidos, e que o poderes da República precisam resgatar normalidade institucional no Brasil.
Bolsonaro divulgou uma nota em que manifesta apoio ao líder norte-americano e critica a atuação internacional do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na quarta-feira (9), uma carta de Trump anunciou a imposição de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, alegando razões políticas e comerciais.
Ao justificar a elevação da tarifa sobre o Brasil, Trump citou Jair Bolsonaro (PL) e disse ser “uma vergonha internacional” o julgamento do ex-presidente no Supremo Tribunal Federal (STF).
Bolsonaro afirmou ter recebido a notícia com “senso de responsabilidade” e reiterou sua “admiração pelo Governo dos Estados Unidos”.
Segundo ele, a medida anunciada por Trump é consequência direta do que classificou como um “afastamento do Brasil dos seus compromissos históricos com a liberdade, o Estado de Direito e os valores que sempre sustentaram nossa relação com o mundo livre”.
O ex-presidente responsabilizou o atual governo e o Judiciário brasileiro pela deterioração das relações com os EUA. “Isso jamais teria acontecido sob o meu governo”, declarou. Ele também endossou a expressão usada por Trump, chamando o atual cenário político de uma “caça às bruxas”, e afirmou que a perseguição não é apenas contra ele, mas contra “milhões de brasileiros que lutam por liberdade”.
A carta de Trump, enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, critica diretamente o julgamento de Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF), classificando-o como uma “vergonha internacional” e acusando o Brasil de censurar plataformas de mídia social dos EUA .
Bolsonaro alertou para o que chamou de “isolamento e vergonha internacional” do Brasil e pediu uma reação urgente dos Poderes. “Peço aos Poderes que ajam com urgência apresentando medidas para resgatar a normalidade institucional. Ainda é possível salvar o Brasil”, concluiu.
A tarifa de 50% sobre produtos brasileiros deverá entrar em vigor em 1º de agosto e representa um agravamento nas relações diplomáticas e comerciais entre os dois países.
Leia a íntegra da nota de Bolsonaro:
“Recebi com senso de responsabilidade a notícia da carta enviada pelo presidente Donald J. Trump ao governo brasileiro, comunicando e justificando o aumento tarifário de produtos brasileiros. Deixo claro meu respeito e admiração pelo Governo dos Estados Unidos.
A medida é resultado direto do afastamento do Brasil dos seus compromissos históricos com a liberdade, o Estado de Direito e os valores que sempre sustentaram nossa relação com o mundo livre. Isso jamais teria acontecido sob o meu governo.
Essa caça às bruxas – termo usado pelo próprio presidente Trump – não é apenas contra mim. É contra milhões de brasileiros que lutam por liberdade e se recusam a viver sob a sombra do autoritarismo. O que está em jogo é a liberdade de expressão, de imprensa, de consciência e de participação política. Conheço a firmeza e a coragem de Donald Trump na defesa desses princípios.
O Brasil caminha rapidamente para o isolamento e a vergonha internacional. A escalada de abusos, censura e perseguição política precisam parar. O alerta foi dado, e não há mais espaço para omissões.
Peço aos Poderes que ajam com urgência apresentando medidas para resgatar a normalidade institucional. Ainda é possível salvar o Brasil
Jair Messias Bolsonaro”
Adicionar aos favoritos o Link permanente.