Uso de drones, helicóptero, câmera térmica e rapel: como foi o resgate do corpo da menina que morreu após cair de cânion no RS


Menina de 11 anos caiu do Cânion Fortaleza, em Cambará do Sul, na Serra do Rio Grande do Sul. Trabalho de resgate das forças de segurança levou 10 horas. Bombeiros tentam resgatar criança que caiu de cânion na serra gaúcha
O trabalho de resgate do corpo de Bianca Zanella, menina de 11 anos que morreu após cair de um cânion na quinta-feira (10) em Cambará do Sul, na Região da Serra do Rio Grande do Sul, levou 10 horas. Ela foi identificada como Bianca Zanella.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Equipes da Brigada Militar (BM) e do Corpo de Bombeiros de três cidades precisaram usar drones, helicóptero, câmera térmica e fazer rapel para localizar e chegar até o corpo, que estava a uma distância de 70 metros do ponto da queda – que foi o mirante, ponto mais alto do Cânion Fortaleza.
SAIBA MAIS
Criança que caiu do Cânion Fortaleza é encontrada morta após 10 horas
Identificada criança que morreu ao cair no Cânion Fortaleza, no RS
Cânion Fortaleza: saiba como é local
Governador do RS lamenta morte da menina; ‘dor imensa, uma perda irreparável’, disse
Bombeiros alcançam criança que caiu do Cânion Fortaleza
O cânion tem 7,5 quilômetros de extensão, 2 mil metros de largura e uma altitude de 1.157 metros em relação ao nível do mar. Segundo o governador Eduardo Leite (PSD), “os bombeiros desceram de rapel durante a noite em condições muito difíceis”.
“Mas se entregaram totalmente como é a característica deles na missão que cumprem, para poder resgatar a Bianca e, infelizmente, a encontraram sem vida, e fazem com todo o cuidado, todo o respeito, a remoção do corpo dela para esse momento difícil para a família”, disse Leite em seu perfil nas redes sociais.
Equipes da Brigada Militar (BM) e do Corpo de Bombeiros de Canela, Gramado e do Batalhão de Busca e Salvamento de Porto Alegre, com apoio da aviação da BM, foram mobilizadas para o resgate. Com auxílio de um drone, Bianca foi localizada inicialmente às 17h30, a cerca de 70 metros do ponto da queda. Devido às condições climáticas, o resgate precisou ser feito via rapel, e as equipes trabalharam até a noite. Por volta das 23h, os bombeiros chegaram até a menina e constataram a morte.
Agora, segundo o Corpo de Bombeiros, o caso fica sob a responsabilidade da Polícia Civil e do Instituto-Geral de Perícias (IGP). Leia abaixo a nota dos bombeiros. O corpo da menina foi retirado do local e encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML).
A queda
Ponto de onde criança teria caído.
Marco Cardoso Ribeiro/Bombeiro URBIA
O secretário de Turismo de Cambará do Sul, Andrews Mohr, em entrevista à Rádio Gaúcha, disse que a menina estava com os pais no alto do mirante. A família é de turistas de Curitiba, no Paraná.
Quando eles se deslocavam para sentar em um banco, ela teria saído correndo. O pai tentou alcançá-la, mas ela caiu antes. No ponto, não há nenhuma cerca de proteção.
“Queda na parte central e meio do penhasco, não há vegetação”, informa os bombeiros de Canela. Os Bombeiros Voluntários de Cambará também apoiaram nas buscas.
Resgate no Cânion Fortaleza
Divulgação/ Corpo de Bombeiros
Como é o local
O cânion Fortaleza fica no Parque Nacional da Serra Geral a 23 quilômetros do centro da cidade e é uma das atrações turísticas naturais da região. Ele recebe visitantes que buscam caminhadas, paisagens e contato com os ecossistemas da região.
Com 7,5 quilômetros de extensão, 2 mil metros de largura e altitude de 1.157 metros acima do nível do mar, o Cânion Fortaleza é formado por paredes que lembram muralhas, segundo a prefeitura.
O local é o mais conhecido e visitado do parque, com acesso por meio da rodovia CS-012, no km 22.
Cânion Fortaleza: saiba como é local onde criança caiu no RS
g1
Nota do Corpo de Bombeiros
“Hoje quinta-feira dia 10 de Julho por volta das 13:30hs o Corpo de Bombeiros Militar foi acionado para atendimento de uma ocorrência no Cânion Fortaleza em Cambara do Sul, onde uma menina teria caído da borda do cânion em direção ao precipício. Equipes dos Pelotões de Canela e Gramado deslocaram ao local e prontamente outra equipe do Batalhão de Busca e Salvamento de Porto Alegre juntamente com o apoio do Batalhão de Aviação da Brigada Militar deslocaram para apoio. Por volta das 17:30hs com auxílio de um Drone do Corpo de Bombeiros, a vítima foi localizada a cerca de 70 metros de altura do ponto da queda, de imediato as equipes iniciaram a montagem dos equipamentos para acessar por cordas o cânion, haja visto que devido as condições climáticas, as aeronaves não conseguiam operar com segurança no local. As equipes seguiram os trabalhos no local noite a dentro e próximo das 23h chegaram até a vítima que infelizmente já estava sem vida. Agora as equipes efetuam a ascensão do cânion, para finalização dos trabalhos de resgate no local, dando início em seguida os tramites da Policia Civil e Instituto Geral de Perícias.
O Corpo de Bombeiros Militar lamenta com profundo pesar o ocorrido e presta sua solidariedade aos familiares.”
Nota da Urbia
“A concessionária Urbia Cânions Verdes, responsável pelos serviços de apoio à visitação nos Parques Nacionais de Aparados da Serra e Serra Geral, lamenta profundamente a tragédia ocorrida no Cânion Fortaleza e se solidariza com a família da criança, vítima da queda. A empresa concentrou todos seus esforços no apoio às autoridades durante o resgate, que se iniciou imediatamente após a equipe da concessionária ter sido informada do acidente. A companhia segue cooperando com as investigações sobre o caso.
Em sinal de luto e respeito, a Urbia manterá fechado o Cânion Fortaleza no Parque Nacional da Serra Geral, em Cambará do Sul (RS), nesta sexta-feira (11)”.
Cânion Fortaleza, em Cambará do Sul
Prefeitura de Cambará do Sul/Divulgação
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Adicionar aos favoritos o Link permanente.