
Espaço no SAAN vai acolher até 200 pessoas sem moradia por noite. Dormitórios serão separados, e pets também terão abrigo. DF terá primeiro hotel social para pessoas em situação de rua
O Governo do Distrito Federal (GDF) quer inaugurar ainda neste mês o primeiro hotel social da capital. O espaço vai funcionar no Setor de Armazenagem e Abastecimento Norte (SAAN), com capacidade para acolher até 200 pessoas em situação de rua por noite.
O funcionamento será em esquema de pernoite: entrada das 19h às 23h, com saída às 8h da manhã seguinte.
Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), vans e ônibus vão transportar os beneficiários a partir de pontos como o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), localizado na Asa Sul, e a Rodoviária do Plano Piloto (saiba mais abaixo).
A iniciativa será administrada pela organização social Mãos Solidárias, conveniada ao governo. O contrato tem duração de cinco anos, com possibilidade de prorrogação.
Como vai funcionar
GDF quer inaugurar o primeiro hotel social do DF; saiba como vai funcionar
TV Globo/Reprodução
O hotel terá dormitórios separados para homens, mulheres e famílias, além de quartos isolados para pessoas com doenças transmissíveis. O espaço contará com:
19 banheiros com duchas
Refeitório para jantar e café da manhã
Área exclusiva para pets, com água, ração e prioridade na castração
Antes de serem acolhidas, as pessoas passarão por triagem e receberão orientações sobre as regras da casa.
“Essas pessoas vão ser atendidas, pegar o kit de higiene, tomar banho e depois isso elas irão para a refeição. Depois disso, elas vão para o acolhimento, a gente vai passar toda a orientação da casa, como é que vão ser os procedimentos” explicou Juliana de Sousa Nunes, coordenadora do Instituto.
Transporte 🚋
A secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra, afirmou que o Plano Piloto é a região com maior número de pessoas em situação de rua no DF. Por isso, o objetivo é facilitar o deslocamento com transporte direto até o hotel.
“A gente vai abrir esse agora, que é o primeiro aqui no DF, e pretende abrir um em Taguatinga Sul. Espero que aqui dê muito certo, para que ninguém precise passar frio durante a noite”, disse a secretária.
Capacitação para os beneficiários
Além de abrigo, o hotel também vai oferecer cursos de capacitação, promovidos pelo Instituto Barba na Rua.
“A gente não quer que aqui seja simplesmente um depósito de gente. Queremos que aqui seja um hotel social onde eles possam pegar uma asa e voar, tanto para o mercado de trabalho, tanto quem quer sair da rua definitivamente e ir para uma casa de acolhimento” explicou o presidente do instituto, Rogério Barba.
O objetivo é que os beneficiários sejam direcionados a vagas de emprego, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet).
LEIA TAMBÉM:
JOSIAS SILVA: ator e iluminador cênico do DF morre por complicações de dengue hemorrágica
NOTA LEGAL: veja o que acontece se créditos não forem resgatados
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.