A gestão pública perto do cidadão, onde o contribuinte pode conversar de perto com o prefeito, o vice e todo o secretariado. O movimento foi intenso na edição da Prefeitura nos Bairros, realizada no Cidade Nova. Quase mil pessoas resolveram ou encaminharam demandas que precisam para facilitar o dia a dia. Pendências como IPTU, reivindicação sobre melhorias nas ruas, uniformes de alunos e vacinação foram alguns dos serviços oferecidos.
A dona de casa Luciana dos Santos foi a primeira a chegar no sábado, e trouxe uma série de demandas para serem resolvidas na Prefeitura nos Bairros, como situações relacionadas ao IPTU, taxa de lixo, educação e saúde.
“É um pacotão gigante que, felizmente, eu descobri que conseguiria resolver aqui, ou pelo menos encaminhar para o setor adequado. Eu nunca tinha participado e é vantajoso para nós que não temos que nos locomover para todos os lugares, principalmente eu, que tenho uma criança com deficiência, que tenho que levar aonde eu vou. Então é importante ter a Prefeitura nos Bairros, para nós virmos resolver tudo em um lugar só”, enfatiza.
A aposentada Maria José Reis aproveitou os serviços perto de casa para renovar o cartão de deficiente junto à Codetran, para ter direito ao estacionamento especial.
“Eu achei muito boa a ideia de a gestão pública vir aqui no bairro, porque o povo precisa ser ajudado e orientado. Eu resolvi sair da minha casa e vir. Tudo foi solucionado, com um bom atendimento, e serviu também para encontrar amigos do bairro que estavam participando”, diz a aposentada.
Divolnei do Rossio da Silva, que também mora no bairro Cidade Nova, aproveitou a tarde de sábado para pegar o uniforme para a filha junto ao estande da Secretaria Municipal de Educação.
“A minha filha começou a estudar agora, e a gente soube e eu aproveitei para pegar o uniforme aqui. Fui bem atendido. Achei o que eu queria e já estou levando o uniforme para ela”, conclui.
Um dos estandes mais procurados no sábado foi o do Instituto Itajaí Sustentável (INIS), onde foram feitos os cadastramentos para castração de cães e gatos, além de 100 mudas de espécies da mata nativa doadas. Mas todas as secretarias tiveram atendimentos significativos, como a Educação, Obras e Fazenda.
Parceiros no projeto Prefeitura nos Bairros, a Celesc fez quase 70 atendimentos e a Câmara de Vereadores, 250 atendimentos. O serviço mais procurado foi o cadastro para fazer a carteira de identidade.
Quem foi na Prefeitura nos Bairros também pôde colocar a carteira de vacinação em dia. No sábado, foram 25 doses contra a influenza e outras vacinas do calendário. Lembrando que essas vacinas também estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde à população que quer se imunizar.
Além de todos esses serviços, a Fundação Cultural de Itajaí cadastrou os pedidos dos moradores para o projeto Aqui tem Arte, para saber que tipo de aula eles gostariam nos dois polos que serão montados no bairro, nas paróquias Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora Aparecida.
O post Prefeitura nos Bairros atendeu quase mil pessoas no Cidade Nova apareceu primeiro em Olhar do Vale.