Goiás conquista 2º lugar nacional em Alfabetização infantil e supera meta do MEC

Goiás conquista 2º lugar nacional em Alfabetização infantil e supera meta do MEC
Goiás conquista 2º lugar nacional em Alfabetização infantil e supera meta do MEC

Além do percentual de 72,7% das crianças alfabetizadas na idade certa, Goiás se destaca, também, no investimento contínuo em formação de professores e na distribuição de materiais didáticos. O regime de colaboração do Estado e municípios foi decisivo para estas conquistas

A Educação pública de Goiás alcançou um feito histórico: o estado conquistou o 2º lugar no ranking nacional de Alfabetização infantil, conforme dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do programa Brasil Alfabetizado.

O importante resultado, referente ao ano de 2024, marca a superação da meta estabelecida pelo próprio Governo Federal, que era de 69% de crianças alfabetizadas até o final do 2º ano do Ensino Fundamental. Goiás chegou a 72,7% e consolida-se como referência nacional no Ensino Fundamental.

“Recebemos estes índices com enorme alegria, não só por vermos o quanto os investimentos do Governo de Goiás têm sido relevantes e acertados, mas, sobretudo, por podermos celebrar que a grande maioria das nossas crianças goianas está sendo alfabetizada plenamente, o que vai assegurar sua aprendizagem nas demais etapas da Educação Básica, além de contribuir em toda a sua formação”, afirmou a secretária de Estado da Educação de Goiás, Fátima Gavioli, em reunião em que acompanhava a divulgação dos dados pelo Ministério da Educação.

Esse avanço significativo é fruto de um trabalho fortemente articulado e contínuo realizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO), com destaque para o programa AlfaMais, criado em 2021 pela Lei nº 21.071. Com o AlfaMais Goiás, a Alfabetização das crianças em todo o estado é incrementada em regime de colaboração do Governo de Goiás com as prefeituras municipais em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Esse programa estruturou a política estadual de Alfabetização com foco na alfabetização na idade correta, conforme previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), implementado via cooperação técnica e financeira do Governo de Goiás com todos os 246 municípios goianos.

De 2022 a 2024, o governo estadual já investiu R$ 158 milhões diretamente na execução das ações do programa AlfaMais Goiás. O programa é desenvolvido em parceria com a Associação Bem Comum que, junto com a Educação pública estadual, instituiu uma metodologia que leva a todo 0 território goiano investimentos na aprendizagem na idade certa.

Alfabetização na idade certa

O AlfaMais Goiás dispõe de um conjunto de medidas eficientes, como a formação continuada de professores da Educação Infantil (4 e 5 anos) e dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, além da distribuição de materiais didáticos complementares, kits escolares e literários, avaliações externas como a do Sistema de Avaliação Educacional do Estado (Saego-Alfa), e, ações de incentivo como o Prêmio LEIA e o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (Icms Educacional).

Salto robusto

Em 2024, foram realizadas reuniões de pactuação de metas com todos os municípios, formações em rede, pareamento de habilidades e o fortalecimento de práticas pedagógicas com base em evidências.

Os dados mostram uma evolução consistente. Em 2016, apenas 13,2% dos estudantes goianos estavam no nível de aprendizado considerado ideal para esta etapa de ensino. Em 2023, Goiás já havia alcançado o 4º lugar no ranking nacional. Agora, com os resultados de 2024, além de conquistar o nível 4 na escala de Alfabetização definida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o estado subiu ao 2º lugar no Brasil, consolidando uma trajetória de crescimento baseada em planejamento, compromisso com a aprendizagem e valorização dos profissionais da Educação.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.