
Fachada da Escola Superior de Artes e Turismo
Daniel Brito/UEA
Idosos interessados em aprender instrumentos musicais podem se inscrever no projeto Banda de Música 60+, promovido pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Ao todo, são disponibilizadas 35 vagas e as inscrições seguem até seguem até 23h59 do dia 11 de agosto.
A iniciativa é pioneira no Brasil e oferece aulas gratuitas em instrumentos de sopro e percussão, voltadas ao público com 60 anos ou mais.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Segundo o coordenador do projeto, professor doutor Fabio Carmo, a proposta busca não apenas a formação musical, mas também o fortalecimento social e o bem-estar dos participantes.
“É um projeto que não traz somente a questão musical e artística mas, também, social e de saúde. Porque a gente quer estudar e entender qual é o impacto da música na vida de pessoas 60+ e que têm a possibilidade de atuar, conhecer e praticar sobre música”, afirmou.
As aulas serão ministradas por professores e alunos dos cursos de Música da UEA, além de profissionais com formação superior na área.
Entre os instrumentos disponíveis estão:
Palhetas: flauta, clarinete, saxofones (soprano, alto, tenor e barítono)
Metais: trompete, trompa, euphonium, trombones (tenor e baixo), tuba
Percussão: instrumentos variados de percussão
Os alunos precisam providenciar seus próprios instrumentos.
As aulas vão ocorrer de forma coletiva, duas vezes por semana, com duração de duas horas cada, geralmente às segundas e quartas-feiras, das 18h às 20h.
📝 Como se inscrever?
Os interessados devem preencher o formulário on-line e acompanhar as orientações do edital. Após a seleção, os aprovados deverão realizar a matrícula presencialmente na Escola Superior de Artes e Turismo da UEA (Esat), localizada na avenida Leonardo Malcher, 1.728, Praça 14 de Janeiro.
O resultado será divulgado conforme o calendário do item 7.1 do Edital, no site da UEA.
UEA: saiba como garantir isenção na taxa do Vestibular e do SIS