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Segundo o documento de concessão, a ampliação do metrô conhecido “tramo 2” da Linha 2 depende de uma demanda mínima de seis mil passageiros por hora pico, sustentada ao longo de um semestre, na estação Aeroporto. No entanto, informações atualizadas da CCR Metrô Bahia, referentes ao período de janeiro a junho de 2025, mostram que a média atual é de cinco mil passageiros neste horário.
Vista da Estação Aeroporto do Metrô de Salvador (BA). O local é a última estação do modal.
Foto: Joá Souza / Ag. A TARDE
Data: 25/03/2019
| Foto: Joá Souza / Ag. A TARDE
Ao todo, nos primeiros seis meses de 2025, as estações do sistema registraram uma média diária de 44.803 embarques. Entre as que concentram o maior fluxo de passageiros estão a Estação Aeroporto, com 5.061 usuários por dia, Águas Claras (5.045) e Pirajá (4.940).Do outro lado, as três estações com menor movimentação são Tamburugy, com apenas 324 passageiros diários, CAB e Campo da Pólvora, ambas com 709 embarques em média, o que evidencia a variação no uso do sistema ao longo do trajeto.Confira a lista de passageiros por hora/pico diário e por estação no 1º semestre:Estação / MédiaAeroporto (5.061)Águas Claras (5.045)Pirajá (4.940)Mussurunga (4.337)Acesso Norte (3.519)Imbuí (3.110)Pituaçu (2.841)Campinas (2.306)Lapa (1.829)Rodoviária (1.415)Flamboyant (1.404)Brotas (1.346)Bom Juá (1.313)Bairro da Paz (1.047)Bonoco (991)Detran (975)Pernambués (844)Retiro (741)CAB (709)Campo da Pólvora (709)Tamburugy (324)Média diária por linha
Vista da Estação Aeroporto do Metrô de Salvador
| Foto: Joá Souza / Ag. A TARDE
Dados da CCR indicaram ainda que nos primeiros seis meses do ano o sistema metroviário de Salvador registrou uma média de 400.551 passageiros por dia útil. No principal horário de pico da manhã — entre 6h30 e 7h30 — foram contabilizados 35.647 usuários, sendo:Linha 1 (Águas Claras à Lapa) – 18.024Linha 2 (Acesso Norte ao Aeroporto) – 17.623Mesmo com o fluxo intenso, a demanda segue abaixo da previsão pré-estabelecida. A expectativa era de atingir cerca de 600 mil passageiros por dia útil para os planos de expansão até o centro de Lauro.Além do fluxo intenso nas primeiras horas do dia, o metrô também registra alta demanda no período da tarde. No primeiro semestre de 2025, o horário de pico das 17h às 18h teve uma média diária de 16.191 passageiros na Linha 1 e 15.831 na Linha 2, totalizando 32.022 usuários por dia útil nesse intervalo.Ainda no primeiro semestre deste ano, o metrô Bahia transportou mais de 57 milhões de clientes, número representa um avanço de 4% na média do dia útil ante o mesmo período de 2024.Desde a inauguração, em 2014, o sistema metroviário já transportou mais de 730 milhões de passageiros, somando mais de 2,3 milhões de viagens realizadas. Ao todo, são 38 km de extensão, duas linhas, 22 estações e dez terminais integrados. O metrô já gerou um impacto de R$ 11,1 bilhões na economia da Bahia. Até então já foram realizados cerca de 32 milhões de quilômetros rodados.5 pontos para entender a expansão do metrô até Lauro de Freitas:Meta contratual não foi alcançada – a expansão até Lauro (tramo 2 da Linha 2) depende de atingir uma média de 6 mil passageiros por hora pico na Estação Aeroporto durante seis meses consecutivos. No 1º semestre de 2025, a média foi de 5 mil passageiros/hora pico, abaixo da meta exigida.Média atual por estação permanece abaixo do necessário – a Estação Aeroporto, a última do trecho atual e principal referência para expansão, registrou 5.061 passageiros por dia, o que ainda é insuficiente para viabilizar o avanço do projeto.Movimento total ainda distante da previsão original – a média de passageiros por dia útil no sistema foi de 400.551 nos primeiros seis meses de 2025. A expectativa contratual era atingir cerca de 600 mil passageiros por dia útil — uma diferença de quase 200 mil usuários.Demanda concentrada em algumas estações – as estações com maior movimento diário foram: Aeroporto (5.061); Águas Claras (5.045) e Pirajá (4.940). Estações com menor fluxo Tamburugy (324); CAB e Campo da Pólvora (709 cada).Conclusão: expansão segue sem previsão concreta – Embora o sistema opere com fluxo significativo nos horários de pico e em algumas estações estratégicas, a meta contratual e a demanda total ainda não justificam a ampliação até o centro de Lauro de Freitas, segundo os parâmetros estabelecidos pela concessão.