De volta para casa: macacos-prego, tucanos e pacas retornam ao Pantanal após reabilitação; veja vídeo


Animais serão reintroduzidos ao Pantanal após reabilitação
Após um período de reabilitação, um grupo de macacos-prego, 11 tucanos e quatro pacas está prestes a ser reintroduzido no Pantanal. Os animais estão sob os cuidados do Centro de Reintrodução de Animais Silvestres (CRAS) da ONG Onçafari, em Aquidauana (MS), e se preparam para uma nova chance de vida em liberdade. Veja o vídeo acima.
Os macacos-prego já foram equipados com colares de monitoramento, que permitirão acompanhar sua adaptação ao novo ambiente. Essa tecnologia é essencial para avaliar o sucesso da reintegração.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
As quatro pacas já foram soltas na natureza, marcando mais um avanço do programa. Já os tucanos estão em fase de aclimatação e, em breve, também serão libertados.
Retorno à liberdade
Desde 2021, a Reserva Santa Sofia é oficialmente reconhecida como área de soltura pelo Governo de Mato Grosso do Sul. O local abriga o Centro de Reintrodução da Onçafari, que conta com quatro recintos voltados à reabilitação de espécies nativas do Pantanal.
A infraestrutura vem sendo constantemente aprimorada para garantir o bem-estar dos animais durante o processo de readaptação.
“Ver esses animais voltarem à natureza é um presente. São histórias de superação. Muitos chegaram aqui debilitados, sem perspectiva. Hoje, voltam a viver o que sempre foi deles por direito: a liberdade”, destacou a gestora do CRAS, Aline Duarte.
Entre as espécies atendidas pelo centro estão:
Carnívoros: onças-pintadas e onças-pardas e primatas;
Aves de grande porte: araras, tucanos e aves de rapina;
Passeriformes: canário-da-terra;
Mamíferos: veados, antas, catetos e queixadas.
Animais se preparam para retornar ao Pantanal.
Luan Ramires/Ana Monteiro
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.