Com a escalada nos preços dos carros populares, cada vez mais consumidores se veem pagando mais por veículos com menos conforto, equipamentos e presença. No entanto, há um universo de oportunidades no mercado de usados para quem tem visão e coragem de sair do óbvio. SUVs médios como Hyundai Santa Fé, Toyota RAV4 e Honda CR-V, considerados de luxo há poucos anos, hoje custam menos que um carro 1.0 básico zero quilômetro.
Por que os SUVs usados são um ótimo custo-benefício?
Atualmente, modelos como Renault Kwid, Fiat Mobi e Chevrolet Onix 1.0 ultrapassam os R$ 80 mil em suas versões de entrada. Muitos vêm sem rodas de liga leve, ar-condicionado digital ou central multimídia. Em contrapartida, SUVs usados da década passada oferecem conjuntos completos, com visual marcante, acabamento de qualidade e mecânica confiável.
Veja a comparação abaixo:
Modelo | Ano | Motor | Preço médio | Itens de série |
---|---|---|---|---|
Hyundai Santa Fé | 2012+ | 2.4 ou 3.5 V6 | R$ 55.000+ | Couro, teto solar, 6 airbags, multimídia |
Toyota RAV4 | 2013+ | 2.0 ou 2.5 | R$ 77.000+ | CVT, 7 airbags, couro, teto, câmera de ré |
Honda CR-V | 2012/13 | 2.0 Flex | R$ 68.000+ | Automático, couro, multimídia, 4×4 (em X) |
Fiat Argo Drive 1.0 | 2025 | 1.0 Flex | R$ 100.990 | Ar manual, calotas, rádio simples |
Renault Kwid Zen 1.0 | 2025 | 1.0 Flex | R$ 80.790 | Básico, vidros elétricos dianteiros |
O Santa Fé é o SUV perfeito para quem busca design imponente, potência e equipamentos de conforto. Com motor V6 3.5 de 280 cv e tração integral (em algumas versões), o modelo oferece uma experiência de direção superior — e seu ronco entrega respeito nas ruas.
Destaques:
-
Ar digital dual zone
-
Bancos de couro com ajuste elétrico
-
Teto solar
-
Multimídia
-
Seis airbags
-
Controle de tração e estabilidade
Mesmo sendo mais gastão, o Santa Fé compensa pelo nível de sofisticação. Por R$ 55 mil em média, é um carro para quem valoriza status sem pagar preço de novo.
Toyota RAV4: robustez japonesa com elegância e economia
A partir de 2013, o RAV4 ganhou visual renovado e ficou ainda mais equilibrado. Com motor 2.0 ou 2.5 e câmbio CVT, alia suavidade ao rodar com bom consumo: até 11 km/l na estrada com gasolina.
Equipamentos de destaque:
-
Sete airbags
-
Bancos e volante em couro
-
Central multimídia
-
Teto solar elétrico
-
Câmera de ré
-
Rodas de liga leve
Com preços na faixa de R$ 77 mil a R$ 85 mil, o RAV4 entrega muito mais que qualquer SUV compacto novo. E o melhor: com a confiabilidade Toyota.
Honda CR-V: durabilidade e conforto acima da média
O CR-V 2012 e 2013 tem visual sóbrio, acabamento refinado e qualidade construtiva típica da Honda. A versão mais completa (EXL) inclui tração 4×4, teto solar, bancos de couro e sistema multimídia completo. Tudo isso com consumo na média: 8 km/l na cidade e até 12 km/l na estrada.
Principais diferenciais:
-
Motor 2.0 de 155 cv
-
Câmbio automático confiável
-
Porta-malas com quase 600 litros
-
Versão flex a partir de 2013
Com valores a partir de R$ 68 mil, o CR-V é a escolha de quem quer um SUV para durar uma vida — e ainda economizar até R$ 30 mil frente a um popular novo.
Vale mais pagar por um carro 0 km ou por um SUV usado completo?
A verdade é que muitos consumidores pagam caro por carros novos sem perceber que, com o mesmo valor, poderiam ter veículos muito mais completos, bonitos e confortáveis. SUVs médios como Santa Fé, RAV4 e CR-V oferecem:
-
Melhor custo-benefício
-
Mais segurança e espaço
-
Imagem mais valorizada
-
Durabilidade comprovada
É claro que, ao comprar um usado, é essencial avaliar bem o estado de conservação, histórico de manutenção e realizar uma vistoria cautelar. Mas com a escolha certa, o resultado é uma economia inteligente e uma experiência de direção muito superior.
O post 3 SUVs de luxo mais baratos que carro popular em 2025 apareceu primeiro em O Petróleo.