
Natural do Rio Grande do Sul, Paulo — mais conhecido como Chef Black — sempre enxergou a gastronomia como seu caminho de vida. Iniciou a formação na área em Florianópolis, no Senac da Prainha, e deu os primeiros passos na carreira ocupando cargos de chefia em cozinhas da cidade turística de Gramado (RS). No entanto, tudo mudou após a enchente que atingiu o estado em maio de 2024, provocando grandes estragos e impactando severamente a economia local. Com o fechamento de diversos restaurantes, Chef Black perdeu o emprego e, sem uma rede de apoio, decidiu recomeçar em Florianópolis.
Foi assim que, sem alternativas imediatas, acabou em situação de rua. O ponto de virada veio com o acolhimento na Passarela da Cidadania, estrutura mantida pela Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Florianópolis.
“Passei uns três ou quatro dias ganhando café da manhã, almoço, janta, café da tarde, lavando roupa, tendo um lugar digno para dormir. Isso faz toda a diferença para quem está tentando recomeçar”, conta Chef Black, ao relembrar os primeiros dias na Passarela.
A trajetória de Chef Black é um exemplo concreto de como políticas públicas da Prefeitura de Florianópolis, voltadas à inclusão, podem transformar vidas.
Divulgação
Da acolhida à oportunidade
O apoio oferecido foi essencial para reorganizar a vida e recuperar a autonomia. Em seguida, veio a chance de voltar à ativa. Através do encaminhamento feito pelo Balcão de Empregos, serviço também oferecido pela Prefeitura de Florianópolis, o chef conquistou uma vaga como cozinheiro no restaurante Jeito Nômade de Ser, onde atuou sob a coordenação de um subchefe.
A experiência reacendeu o entusiasmo pela profissão e abriu novas perspectivas. Agora, Chef Black está se preparando para dar um passo ainda maior: abrir a própria pizzaria.
Autonomia com dignidade
A trajetória de Chef Black é um exemplo concreto de como políticas públicas da Prefeitura de Florianópolis, voltadas à inclusão, podem transformar vidas. Com acolhimento, apoio e a oportunidade certa, ele saiu das ruas, retomou a profissão e projeta um futuro promissor como empreendedor.
“É recomeço com dignidade. A gente não quer esmola, quer chance de mostrar do que é capaz”, resume Chef Black.
Fique por dentro das ações realizadas na capital através do canal Florianópolis, uma cidade para todos no G1.
Conforme determina a Lei Municipal nº 10.199, de 27 de março de 2017, a Prefeitura Municipal de Florianópolis informa que a produção e veiculação desta matéria publicitária não teve custo, no G1.