Turismo do silêncio: conheça lugares em que se paga para desintoxicar e ‘ouvir o nada’ na Serra do RS


Turismo do silêncio em Gramado
Em tempos de correria e excesso de estímulos, há quem viaje para encontrar algo raro: o silêncio. Em Gramado, na Serra gaúcha, empreendimentos oferecem experiências para quem busca parar, respirar e se reconectar com o próprio interior.
Um deles é o Kurotel, um SPA dedicado ao autocuidado.
“Acalma, funciona. A gente é induzido a ter esses momentos de paz, de sossego, de lazer”, resume a empresária Fabiana Dias, cliente do espaço.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Os pacotes variam de quatro dias a meses inteiros, e cada detalhe foi pensado para proporcionar relaxamento profundo.
Galerias Relacionadas
As cabines do local parecem saídas de um filme futurista: uma cama que se movimenta ao ritmo da meditação, uma cadeira desenvolvida pela NASA que simula ausência de gravidade e cápsulas de flutuação com 500 kg de sal para que o corpo flutue na água em um breu.
“Entendemos que o relaxamento é mais do que o bem-estar, trabalhamos com relaxamento como uma ciência”, explica Rochele Silveira, sócia-diretora do SPA.
“A gente tem visto cada vez mais pessoas de todas as idades procurando um lugar para que elas consigam se compreender não só o seu interior, mas também o seu organismo”, completa Rochele.
Foco na natureza
Já do alto de um vale, o Saint Andrews, um castelo convertido em hotel, segue a mesma proposta, mas com um foco especial na natureza.
O conceito é simples: menos gente, mais tempo. Poucas palavras, mais escuta.
Ali, os hóspedes encontram privacidade em casas individuais, café da manhã servido em ambientes exclusivos e a chance de fazer uma bateria de exames enquanto descansam em jardins silenciosos.
“Ao som dos pássaros, ao ar puro, nós temos um projeto carbono neutro que também traz essa paz”, conta o empresário Guilherme Paulus.
Castelo Saint Andrews, em Gramado
Reprodução/ RBS TV
Galerias Relacionadas
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Adicionar aos favoritos o Link permanente.