
Ao menos 273 marmitarias foram abertas em Rio Preto em 2025, revela Sebrae
A correria do dia a dia e a falta de tempo para cozinhar têm impulsionado o crescimento das marmitarias em São José do Rio Preto (SP). Segundo dados do Sebrae, somente em 2025, ao menos 273 estabelecimentos desse tipo foram abertos na cidade. O número reforça a consolidação do setor de alimentação como um dos mais promissores da região noroeste.
Com cardápios variados, tempero caseiro e preços acessíveis, impulsionados recentemente pela queda no preço do arroz, esses restaurantes têm se tornado a opção preferida daqueles consumidores que buscam praticidade na hora do almoço.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
O vendedor Marcos Egídio Rocha é um dos adeptos. “Para mim, para minha mulher e para minha filha que está de férias. Fazer arroz, feijão todo dia dá muito trabalho. A marmita é muito mais prática”, explica em entrevista à TV TEM.
De olho nesse comportamento, a comerciante Kênia Almeida Guirado decidiu tirar do papel o sonho de trabalhar com alimentação. Em poucos meses, ela abriu a própria marmitaria em Rio Preto, onde serve cerca de 100 marmitas e 30 pratos feitos diariamente. “Eu mesma precisava da marmita. Vi que era um nicho em que dava para investir”, conta.
Ao menos 273 marmitarias foram abertas em Rio Preto em 2025, revela Sebrae.
Reprodução/TV TEM
Em outro ponto da cidade, a rotina também é movimentada. Com filas frequentes na hora do almoço, uma marmitaria atrai quem precisa de comida rápida e em conta. “É mais prático, mais rápido e mais barato”, resume a caminhoneira Letícia Soares. O comerciante Rogério Vicentini reforça.
“Na hora do almoço, fica inviável parar tudo pra cozinhar. A variedade de cardápio também ajuda”, afirma.
Já a comerciante Bárbara Baroz Santos abriu o próprio negócio durante a pandemia e, desde então, viu a procura por marmitas aumentar. Para fidelizar os clientes, aposta em variedade no cardápio e qualidade na entrega. “A gente tem muitos clientes fixos, principalmente idosos. Nossas marmitas são termoceladas, vão para o freezer e para o micro-ondas”, pontua.
Praticidade, economia e variedade são vantagens que impulsionam o setor.
Reprodução/TV TEM
Segundo o Sebrae, o setor já vinha em expansão. Em 2023, 395 marmitarias foram abertas em Rio Preto. No ano seguinte, o número saltou para 414. A consultora de negócios do Sebrae, Simone Haduo, explica que o mercado é promissor e reflete o atual estilo de vida da população. “Na hora do almoço, a marmita só perde para os lanches nas plataformas de delivery. As pessoas buscam alimentação saudável, rápida e prática”, afirma.
Ainda assim, quem quer empreender na área precisa se atentar à fidelização do cliente.
“Você pode ter uma boa comida, mas se a entrega atrasar ou chegar fria, pode perder o cliente. Ter bons parceiros logísticos é fundamental”, alerta Simone.
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba.
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM