Fechada para reforma desde 2023, escola municipal funciona em centro espírita em Natal


Reforma de CMEI no Planalto atrasa e pais denunciam falta de estrutura
Pedro Trindade/Inter TV Cabugi
Com previsão de conclusão de uma reforma para 2023, o prédio do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Claudete Costa Maciel, no bairro Planalto, Zona Oeste de Natal, não foi entregue até este mês de agosto de 2025. Enquanto aguardam a conclusão da obra, os alunos têm aulas em um espaço improvisado, cedido por um centro espírita da região.
Em nota, a Secretaria Municipal de Educação informou houve um distrato no contrato da obra por causa de entraves técnicos e administrativos identificados durante a execução. Segundo a pasta, foi iniciada uma revisão e atualização do orçamento, mas não havia uma nova data oficial para a conclusão dos serviços (veja detalhes mais abaixo).
📳 Clique aqui para seguir o canal do g1 RN no WhatsApp
Pais e responsáveis reclamam que o local atual não tem estrutura adequada para atender as crianças. Segundo eles, não há área de lazer, biblioteca nem salas suficientes. Também afirmam que promessas feitas pela Secretaria Municipal de Educação não foram cumpridas.
“É um prédio pequeno, sem parque, sem espaço para brincar. As crianças passam o dia trancadas em uma sala. Muitas mães deixaram de trabalhar para cuidar dos filhos”, disse Ariclecia Silva, mãe de aluno do CMEI.
Sara Cristina, que também é mãe de um aluno, relatou que participou de uma reunião com o secretário municipal de Educação, que teria prometido a transferência das crianças para outro prédio no segundo semestre deste ano.
“Meu filho diz que não se sente bem. A sala onde ele estuda cabe em dez da minha casa. Se não tiver resposta, vou mobilizar os pais para fazer um protesto e fechar os acessos do bairro”, afirmou.
Pais cobram conclusão de reforma atrasada em CMEI no Planalto, em Natal
Pedro Trindade/Inter TV Cabugi
Priscila Dantas, dona de casa, acompanha a situação desde o início da reforma. “Antes, eram 18 salas. Agora são três. Crianças autistas ficam agitadas por causa do espaço apertado. Não tem biblioteca, não tem espaço para brincar. É nosso direito ter um espaço adequado para nossos filhos”, disse.
Thaynara Silva, ex-aluna da unidade, contou que a estrutura da escola já era precária desde quando estudava lá. “Já fui embora de Natal, voltei, e está do mesmo jeito. Coloquei minha filha para estudar, mas agora ela está sem aula. A gente quer a reforma de volta”, relatou.
O que diz a Prefeitura
Em nota, a Secretaria Municipal de Educação informou que o contrato da obra de reforma do CMEI Claudete Costa Maciel foi distratado por causa de entraves técnicos e administrativos identificados durante a execução.
Segundo o órgão, está em andamento uma revisão e atualização do orçamento da obra, de acordo com as diretrizes do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi), para viabilizar uma nova licitação. Ainda não há uma nova data oficial para a conclusão dos serviços.
Sobre o espaço onde as aulas estão sendo realizadas, a secretaria afirmou que é provisório, enquanto o processo de locação de um novo prédio está em andamento. De acordo com a nota, imóveis já foram visitados, mas não atenderam às exigências documentais.
A pasta informou que a equipe técnica fará uma nova visita nesta semana e promete dar celeridade ao processo, “considerando a urgência que a demanda requer”.
A SME acrescentou ainda que o número de crianças por turma é acompanhado pelo Departamento de Educação Infantil, que segue a normatização vigente.
⬇️ Alunos do RN poderão passar de ano mesmo com reprovação. Veja, abaixo, entrevista com a secretária de Educação do Estado:
Alunos do RN poderão passar de ano mesmo com reprovação
Veja os vídeos mais assistidos do g1 RN
Adicionar aos favoritos o Link permanente.