Além da festa e tradição, Festival do Folclore impulsiona turismo e negócios em Olímpia


Festival do Folclore movimenta setor econômico em Olímpia
Mais do que uma grande celebração da cultura popular brasileira, o Festival do Folclore de Olímpia (Fefol) também é um motor econômico para a cidade. O evento, que vai até o dia 10 e conta com o apoio da TV TEM, reúne grupos de várias regiões do país e atrai milhares de turistas, impactando positivamente comerciantes, ambulantes e prestadores de serviço.
De acordo com a organização, são gerados cerca de 1,5 mil empregos diretos e indiretos durante os nove dias de festival. Os setores mais beneficiados são os de eventos, turismo e comércio. A estimativa é de que sejam movimentados mais de R$ 10 milhões.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Hotéis e pousadas registram taxa de ocupação quase total durante o festival: cerca de 10 mil diárias foram reservadas na rede hoteleira. Para muitos empresários, o evento é o período mais lucrativo do ano, superando até feriados prolongados.
Restaurantes, lanchonetes e bares também sentem o reflexo do movimento intenso. Além do comércio formal, o festival beneficia ambulantes, motoristas de aplicativo, taxistas e artesãos, que encontram no Fefol uma oportunidade para aumentar a renda.
Vera Lúcia de Almeida Martins e a Fernanda Isaac são artesãs e vendem durante o Fefol em Olímpia (SP)
Reprodução/TV TEM
Entre eles, a Vera Lúcia de Almeida Martins e a Fernanda Isaac, que trabalham com costura criativa e expõem o trabalho durante o evento. O lucro, segundo elas, é garantido.
“Quando você vê essa cultura, toda essa alegria parece que nos enche o coração. Então, é lucrativo, mas a satisfação de estar aqui presente é muito maior ainda”, revela Vera.
A movimentação econômica também é importante para as entidades assistenciais do município. A barraca do vinho do Rotary Clube é uma das mais tradicionais. Tudo que é arrecadado é revertido para projetos sociais.
A barraca da Paróquia Nossa Senhora Aparecida depende diretamente dos recursos obtidos com as vendas durante o Fefol. A ajuda é importante para manter o funcionamento de projetos assistenciais do município.
Cultura que se transforma em oportunidade
Maranhão é o estado homenageado na edição de 2025
Divulgação/Fefol
O Fefol celebra, há mais de 60 anos, a cultura e as tradições populares do Brasil. Mas, além da música e da dança, o festival mostra que arte e economia podem caminhar juntas, transformando a cidade em um grande polo turístico e cultural.
O evento ocorre no Recinto do Folclore “Professor José Sant’anna” em homenagem ao estado do Maranhão. Ao todo, integrantes de 20 estados vão estar representados no palco. Confira a programação completa e informações sobre os grupos participantes no site.
No total, 61 grupos estão confirmados para esta edição, dos quais 39 vêm de diversas localidades do Brasil e 22 são grupos locais. Outro destaque deste ano é que, desse total, 17 grupos confirmados participarão pela primeira vez do Fefol.
A programação reúne mais de 120 apresentações no palco principal, desfiles pelas ruas centrais, oficinas de dança, Pavilhão de Artesanato e atividades no Museu do Folclore, com destaque para o Maranhão. A expectativa é de mais de 180 mil visitantes durante os nove dias de festival.
Fefol em Olímpia vai até dia 10 de agosto
Divulgação
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.