CrediSIS faz alerta sobre os golpes mais aplicados no período de Dia dos Pais


Evitar clicar em links desconhecidos, desconfiar de promoções muito vantajosas e ativar a verificação em duas etapas são formas de se proteger contra golpes
Assessoria/CrediSIS
Datas comemorativas, como o Dia dos Pais, são comumente marcadas pelo aumento nas vendas do varejo e nas transações bancárias, mas também atraem a atenção de golpistas. Com estratégias cada vez mais sofisticadas, os criminosos aproveitam o momento para aplicar golpes que vão desde a criação de sites falsos até abordagens diretas por telefone e aplicativos de mensagem. Pensando nisso, o Sistema CrediSIS alerta sobre os principais riscos e como se proteger durante o período.
Além das promoções atrativas que circulam nas redes sociais e nos aplicativos de mensagens, golpes com maquininhas adulteradas, falsas centrais de atendimento e uso indevido de contas bancárias estão entre os mais comuns.
Uma prática importante antes de concluir qualquer compra online é verificar a reputação da loja no site Reclame Aqui, avaliando comentários de outros consumidores e o índice de solução apresentado pela empresa. O sucesso dessas ações criminosas, muitas vezes, está associado à desatenção e à falta de medidas de segurança digital.
Para o diretor de Tecnologia do Sistema CrediSIS, Adailtom Alves da Silva, a prevenção continua sendo a ferramenta mais eficaz no combate a fraudes. Ele reforça que, apesar dos avanços tecnológicos, o fator humano ainda é o elo mais vulnerável nas tentativas de golpe.
“Golpes como sites falsos e mensagens fraudulentas são projetados para parecerem legítimos e, por isso, exigem atenção redobrada. O CrediSIS investe continuamente em tecnologia de proteção e, além disso, atua de forma proativa para levar conhecimento e orientação aos cooperados, ajudando a fortalecer a cultura da segurança digital e evitar os golpes”, destacou Adailtom.
Como evitar os golpes
Em caso de dúvidas sobre qualquer contato que pareça suspeito, a orientação é sempre desligar imediatamente e procurar os canais oficiais do CrediSIS. No caso de produtos como cartões, o ideal é entrar em contato pelo número de atendimento impresso no verso do cartão ou pelos telefones listados no site da instituição.
Para quem utiliza o Cartão CrediSIS, uma alternativa paliativa enquanto realiza o contato oficial é ativar o bloqueio temporário, no App Cooperativo Cartões. Essa função ajuda a evitar transações não autorizadas até que a situação seja verificada com a central de atendimento.
O gerente de Segurança da Informação do Sistema CrediSIS, Jonathon Lacerda, também alerta para o risco de compartilhar dados pessoais por telefone, seja por aplicativos como o WhatsApp, SMS ou redes sociais. Nenhuma instituição financeira entra em contato solicitando senhas ou códigos de segurança, e esse tipo de pedido deve ser tratado como sinal claro de tentativa de fraude.
“Além do cuidado com informações sigilosas, outro tipo de golpe que tem se tornado recorrente é o uso indevido da conta bancária, popularmente conhecido como ‘conta laranja’. Criminosos costumam aliciar pessoas para emprestar ou ceder suas contas, chaves Pix ou cartões. O que muitos não sabem é que, mesmo sem participação direta no crime, quem cede seus dados pode ser responsabilizado”, alertou Jonathon.
Outros golpes também têm ganhado destaque no período, como o de maquininhas com visor danificado, em que valores muito acima do informado são cobrados; e o da falsa central de atendimento, em que golpistas ligam se passando por representantes de bancos ou operadoras, alegando transações suspeitas para obter informações confidenciais da vítima.
Em alguns casos, no momento da entrega de produtos, golpistas solicitam o pagamento de taxas adicionais em maquininhas suspeitas ou solicitam a leitura de QR Codes, com o objetivo de roubar dados ou realizar transações sem o conhecimento da vítima. O recomendado é nunca aceitar esse tipo de cobrança sem comprovação e recusar tentativas de pagamentos fora do valor combinado.
Para não cair nesses golpes, o CrediSIS recomenda práticas simples, porém eficazes, como digitar diretamente o endereço de sites confiáveis no navegador, ativar a autenticação em duas etapas nos aplicativos bancários, manter o sistema do celular e computador atualizados, e sempre desconfiar de ofertas com valores muito abaixo do mercado.
Outra dica fundamental é nunca clicar em links enviados por remetentes desconhecidos, instalar e manter atualizado antivírus confiável em seu computador ou celular e evitar o uso de maquininhas com tela danificada ou ilegível. Em caso de dúvida ou suspeita, a orientação é sempre procurar os canais oficiais de atendimento da instituição financeira antes de realizar qualquer operação.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.