1ª Maratona de BH tem data de inscrições e locais de partida e chegada definidos; veja detalhes

A primeira edição da Maratona Oficial de Belo Horizonte teve detalhes anunciados pela organização nesta quinta-feira (06). Com data marcada para 17 de maio de 2026, o trajeto completo, com 42,195 quilômetros, ainda está em fase de aprovação, mas os locais de partida e chegada foram definidos. A data de início das inscrições será em 7 de setembro.

Clique no botão para entrar na comunidade do BHAZ no Whatsapp

ENTRAR

A largada está prevista para o Complexo Esportivo do Vale do Jatobá, no Barreiro, e a chegada será na Praça da Estação, no Centro da capital mineira. A programação do evento inclui ainda duas provas adicionais: a corrida de 5 km e a Corrida Kids, ambas marcadas para o dia 16 de maio.

A expectativa é que o evento atraia até 17,5 mil corredores, não somente de BH e Região Metropolitana, mas também de outros estados brasileiros. Para a maratona serão disponibilizadas somente 7,5 mil vagas.

Conforme a organização, as inscrições começam no dia 7 de setembro no site oficial do evento. Os valores dos kits ainda serão divulgados.

Ao todo, quatro opções de percurso da maratona estão em processo de análise e aprovação dos órgãos de trânsito. Todos os trajetos estão seguindo os córregos que cortam BH, o que garante um percurso predominantemente em descida. Isso tornará a prova mais rápida e traz a promessa de ser um dos percursos mais velozes do Brasil, rivalizando com a tradicional Maratona de Porto Alegre.

Segundo o idealizador do projeto, Lucas Condurú Davis, o percurso da maratona deve atravessar seis regionais de BH: Barreiro, Noroeste, Oeste, Leste e Hipercentro. A proposta é “costurar” a cidade, passando por ruas históricas, construções emblemáticas e diferentes paisagens urbanas. A expectativa é que a largada ocorra por volta das 5h ou 6h da manhã.

“Não é fácil viabilizar o fechamento de 42 km de vias, algo inédito em Belo Horizonte. Existe toda uma engenharia de trânsito complexa, que envolve diversos setores e profissionais”, afirmou Lucas Condurú Davis durante coletiva de imprensa. “Acho que faltava ao nosso calendário de festas e eventos uma grande ação esportiva. Afinal, trata-se de uma maratona que abraça a cidade, já que nosso objetivo é cruzar quase da divisa de BH com Ibirité até próximo à divisa com Sabará.”

Primeira Maratona de BH terá três dias de evento

De 15 a 17 de maio, o Parque Municipal será transformado na Vila Maratona Oficial de BH, com programação cultural, gastronomia, feira de produtos locais, festas e shows. A programação começa na sexta-feira (15), com a entrega dos kits aos corredores e a abertura de todos os espaços do parque. À noite, acontece o Encontro dos Grupos de Corrida de BH, com uma corrida simbólica de curta distância, com largada e chegada no Parque Municipal.

Já no sábado (16) será o dia da ‘5k – Corrida para Todos’, com um trajeto que passará por pontos turísticos de BH, como a Praça da Estação, Viaduto Santa Tereza e Praça da Liberdade. A prova tem um limite de 10 mil corredores.

No mesmo dia, dentro do Parque Municipal, ocorre a Corrida Kids, um percurso lúdico e fechado para os pequenos atletas. A programação ainda contará com programação musical, gastronômica e espaços de experiência.

Quatro opções de trajeto 

No domingo (17) ocorre a Maratona ‘42k – Beagá por inteiro!’. A prova vai cruzar a cidade em um percurso linear – diferente da maioria das maratonas que costumam ter trajetos circulares.

Ao todo, são quatro opções de trajeto em processo de análise pela BHTrans, com largada no Complexo Esportivo do Vale do Jatobá e chegada na Praça da Estação. Após a validação final do percurso, ele será medido oficialmente pela Federação Mineira de Atletismo.

A prova ainda contará com apresentações de blocos de carnaval para animar e incentivar os atletas, além de pontos de hidratação com petiscos mineiros.

Veja os percursos: 

  • Trajeto 1 Rápido: 98m de ganho de altimetria

Av. Sen. Levindo Coelho – Av. do Canal – Av. Tereza Cristina – Av. do Contorno – Av. dos Andradas – R. Silviano Brandão (primeira subida da prova, no KM 26,5) – Av. dos Andradas (até o final e retorna) – Praça da Estação.

  • Trajeto 2 – Rápido + Arena MRV: 160 m de ganho de altimetria

Av. Sen. Levindo Coelho – Av. do Canal – Av. Tereza Cristina – Via Expressa (até Arena MRV e retorna) – Av. do Contorno – Av. dos Andradas (até o final e retorna) – Praça da Estação.

  • Trajeto 3 – Turístico 1: 220 m de ganho de altimetria

Av. Sen. Levindo Coelho – Av. do Canal – Av. Tereza Cristina – Via Expressa (até Arena MRV e retorna) – Av. do Contorno – Av. dos Andradas (até o final e retorna) – Praça da Estação.

  • Trajeto 4 – Turístico Desafiador: 290m de ganho de altimetria

Av. Sen. Levindo Coelho – Av. do Canal – Av. Tereza Cristina – Via Expressa (até Arena MRV e retorna) – Praça Raul Soares – Mercado Central – Praça Sete – Praça Rui Barbosa – Viaduto Floresta – R. Sapucaí- Viaduto Santa Tereza – Av. dos Andradas (até esquina R. Silviano Brandão e retorna) – Praça da Estação.

O post 1ª Maratona de BH tem data de inscrições e locais de partida e chegada definidos; veja detalhes apareceu primeiro em BHAZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.