Seduc Goiás reúne mais de mil coordenadores pedagógicos no seminário Recompor com Equidade, em Goiânia

Encontro formativo tem como intuito fortalecer o compromisso do Governo de Goiás com a recomposição da aprendizagem e a equidade

O Centro de Eventos da PUC/GO está sendo palco do Seminário Recompor com Equidade nesta quinta e sexta-feira, dias 7 e 8 de agosto. Promovido pela Seduc/GO em parceria com o Instituto Unibanco, o evento reúne mais de mil educadores da rede pública estadual.

A secretária de Educação, Fátima Gavioli, explicou que o evento foi pensado com o objetivo de fortalecer o compromisso do Governo de Goiás com a recomposição da aprendizagem e com a equidade. “Estamos reunindo aqui, durante esses dois dias, coordenadores pedagógicos, técnicos regionais e equipes da Seduc para debatermos questões muito importantes para a rede, como o impacto do racismo no ambiente escolar, os desafios que isso representa para o ensino-aprendizagem e a equidade como caminho para garantir a igualdade de oportunidades para todos as crianças e jovens”, afirmou ela.

Ela lembra que o seminário é o terceiro encontro formativo que a Seduc/GO promove com o intuito de debater a equidade racial, abrindo espaço também para a apresentação de práticas exitosas que estão sendo realizadas na rede. “Nosso objetivo é claro. Nenhuma criança pode ficar para trás. Não queremos nenhum tipo de desigualdade na aprendizagem dos nossos estudantes”, pontuou.

Troca de ideias
Felipe de Souza, coordenador de Implementação de Políticas Educacionais do Instituto Unibanco, também ressaltou a importância da formação. “Estamos aqui para aprender juntos, trocar ideias e fortalecer nosso trabalho na educação. Esse encontro é uma oportunidade de discutir a recomposição da aprendizagem e encontrar caminhos para melhorar ainda mais o que executamos nas escolas”, salientou.

O superintendente de Atenção Especializada da Seduc/GO, Rupert Nickerson Sobrinho, frisou que o Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Educação, tem investido constantemente em ações de fortalecimento da recomposição da aprendizagem.

De acordo com ele, o seminário é mais uma dessas iniciativas. “Além disso, estamos trazendo hoje aqui temas relevantes para discussão que podem aparecer nas provas do Enem deste ano”, acrescentou o superintendente.

Contribuições
A palestra de abertura do seminário foi com o professor Natanael dos Santos, mais conhecido como Natanael Griô. Historiador, palestrante e pesquisador da história e cultura africanas, ele tem um trabalho consolidado na promoção da diversidade étnico-racial nas escolas, produzindo material didático e livros literários com esse enfoque, além de promover a formação de professores nessa área.

Outra convidada foi Maria Helena Rodrigues, a Tuya Kalunga, liderança quilombola da comunidade Tinguizal, localizada na região de Monte Alegre de Goiás. Representaram o Instituto Unibanco Mariana Bittar, Mirela de Carvalho, Jane Reolo, Ricardo Madeira e Valquíria Parlagrecco.

Os professores Andrews Soares, Adriana Azevedo Brustolin dos Santos e Gustavo Vieira apresentaram as experiências exitosas realizadas no Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Jardim Cascata (Aparecida de Goiânia), Escola Estadual Luiz Dias Paes Leme (Aragarças) e Cepi Francisco Maria Dantas, em Goiânia.

Presenças
O primeiro dia do seminário contou com as presenças do ex-governador do Tocantins, Marcelo Miranda; coordenador de Gestão Avançada do Instituto Unibanco, Felipe de Souza; gerente de Implementação de Políticas Públicas Educacionais do Instituto Unibanco, Mirela de Carvalho; secretária nacional de Educação Continuada, Educação de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão do MEC; Zara Figueiredo; secretária-adjunta da Seduc/GO, Helena Bezerra; diretores, gerentes e superintendentes da Seduc/GO. (Texto: Maria José Rodrigues e Isabelle Brandão / Fotos: Alexandra Rita).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.