Mais de 33 toneladas de cabos de cobre furtados da rede de energia são recuperadas em Goiás, diz Equatorial


Operação para coibir furto de cabos de cobre é realizada em Goiás
Divulgação/Equatorial
Mais de 33 toneladas de cabos de cobre da rede pública foram recuperados durante o primeiro semestre de 2025, segundo a Equatorial, concessionária de energia em Goiás. A quantidade apreendida neste ano representa um aumento de 1,2 mil% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram recuperadas 2,5 toneladas.
As cidades com maior número de itens recuperados são:
Goiânia: 32 toneladas
Anápolis: 200 kg
Morrinhos: 200 kg
Águas Lindas de Goiás: 200 kg
Formosa: 200 kg
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
A concessionária explicou que não é possível mensurar a quantidade de fios furtados nesse primeiro semestre. O valor dos fios também não divulgado.
LEIA TAMBÉM:
Dono de hotel fazenda é suspeito de causar prejuízo médio de R$ 8 mil por mês com furto de energia, diz delegado
Dono de bar no Setor Marista é preso suspeito de fazer ‘gato’ para furtar energia
Time de futebol faz ‘gato’ e furta quase R$ 200 mil de energia em Goiás, diz Equatorial
Operações
Conforme a companhia, neste primeiro semestre, 25 operações foram realizadas, as quais resultaram na prisão de 22 pessoas. Em março, uma operação na capital resultou na apreensão de 32 toneladas pela concessionária de uma só vez.
As operações foram realizadas pela concessionária com apoio das polícias Civil, Científica e Militar. São feitas vistorias em comércios e inspeções em campo, além de atuação com base em denúncias anônimas.
Titular da Central de Flagrantes Pronto Atendimento ao Cidadão da Polícia Civil, Rilmo Braga afirmou que as operações para coibir o furto de energia são tratadas como prioridade.
“A parceria com a Equatorial nas operações, sejam elas de furto de energia, estelionato de energia ou mesmo de subtração ou receptação de fios é, para nós, uma prioridade, na medida em que sabemos que crimes dessa natureza repercutem no bolso do cidadão”, explica Rilmo Braga
As ações contra grandes estabelecimentos também são vistas como preventivas, já que inibem comércios menores de cometerem os mesmos delitos.
“Essas operações de maior vulto, seja de furto ou estelionato de energia, especialmente quando praticadas por grandes estabelecimentos comerciais, acabam ganhando grande repercussão e isso tem um efeito preventivo importante. Nós chamamos isso de prevenção geral. Quando os comerciantes veem esse tipo de ação, é evidente que vão pensar dez vezes antes de cometer delitos dessa natureza”, afirma o delegado.
Punição
Recentemente, a pena para furto, roubo e receptação de fios metálicos e equipamentos essenciais à prestação de serviços públicos foi aumentada.
Em caso de roubo ou receptação, a pena varia entre 6 e 12 anos de prisão, enquanto o furto é punido com 2 a 8 anos de cadeia e multa.
RELEMBRE: Dois homens são presos suspeitos de furto de cobre, em Goiânia
Dois homens são presos suspeitos de furto de cobre, em Goiânia
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás
Adicionar aos favoritos o Link permanente.