Acusado de matar ex-policial durante tentativa de assalto em Ribeirão Preto, SP, é condenado a 32 anos de prisão


Justiça condena a 32 anos homem que matou ex-polical militar em Ribeirão Preto, SP
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo condenou o comerciante Emerson Pereira da Silva a 32 anos de prisão pela morte do policial militar aposentado Darie Alves Tremura, baleado em uma tentativa de assalto durante o Carnaval de 2024, no Centro de Ribeirão Preto (SP).
O crime aconteceu por volta das 8h do dia 12 de fevereiro do ano passado, quando Tremura, que trabalhava como segurança, foi surpreendido por três assaltantes ao deixar um posto de recarga de cartões. Ele estava com o enteado, de 36 anos, que também foi baleado, mas sobreviveu.
Emerson foi preso em Londrina (PR) dez meses depois do crime e chegou a negar envolvimento no caso, mas a Polícia Civil conseguiu comprovar a participação dele a partir de análises de material genético.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Isso porque, durante a fuga no dia do assalto, Emerson conseguiu trocar a camiseta branca que utilizava, mas a deixou para trás. A peça, que estava ensanguentada, passou por perícia.
Quando Emerson foi abordado por policiais em dezembro do ano passado, teve amostras de DNA colhidas, o que, posteriormente, comprovou a participação dele no crime. O g1 tenta localizar a defesa dele.
Homem preso no Paraná nesta quinta-feira (12) pode ter ligação com morte de PM aposentado Darie Alves Tremura, em Ribeirão Preto, SP
Reprodução/g1
Outra prova do envolvimento de Emerson na morte de Tremura apontada para a condenação dele foi a busca por atendimento médico em um hospital em Londrina oito horas depois que o crime aconteceu.
LEIA TAMBÉM
‘Ele nega, mas tem como a gente provar’, diz delegado sobre suspeito de matar PM aposentado
Suspeito de envolvimento em morte de PM aposentado é preso durante operação no PR
Além disso, durante as investigações, o enteado de Tremura, Rafael Bernardes Faria, reconheceu Emerson como um dos criminosos.
Segundo a polícia, ferido, assaltante de malote trocou de roupa para fugir em Ribeirão Preto, SP
Reprodução/Câmeras de segurança
Esta foi a primeira condenação de envolvidos na morte de Darie Alves Tremura. Um deles está preso em Serrana (SP) e o outro segue foragido.
Identificado por câmeras de segurança
Câmeras de segurança de estabelecimentos comerciais entre as ruas Tiribiçá e Américo Brasiliense flagraram a tentativa de assalto.
Nas imagens, é possível ver o momento que os criminosos abordam Tremura, que estava em uma moto. (veja abaixo)
O alvo era o malote com R$ 23 mil em notas do Consórcio PróUrbano, empresa responsável pelo transporte público de Ribeirão Preto.
Policial militar aposentado é morto durante tentativa de assalto em Ribeirão Preto,SP
Ao todo, aproximadamente 30 disparos foram trocados entre assaltantes e vítimas, mas o dinheiro não foi roubado. Uma arma que estava com o policial aposentado foi levada.
O crime
O policial militar aposentado Darie Alves Tremura aguardava o enteado, Rafael Bernardes Faria, próximo ao posto de recarga de cartões na Rua Tibiriçá, no Centro de Ribeirão Preto, por volta das 8h14, quando os dois foram surpreendidos por assaltantes.
Eles trabalham no transporte de malotes e, por ser uma segunda-feira de Carnaval, havia pouca circulação de pessoas no local.
Imagens de câmeras de segurança mostram Tremura de moto, quando foi rendido por um ladrão armado vestido de gari. Rafael percebeu a aproximação, sacou a arma e atirou.
O ladrão revidou e um comparsa dele, que estava atrás de Rafael, também atirou. Pelas imagens, é possível ver que o homem fugiu correndo, mas estava ferido.
Tremura e o enteado acabaram baleados. O policial militar aposentado de 63 anos chegou a ser levado à Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas (HC-UE), mas não resistiu. Rafael chegou a ser internado e sobreviveu.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto e região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.