
Gurupi investiga casos suspeitos de sarampo
Dois casos notificados de sarampo em Gurupi, sul do estado, estão sendo investigados e se tratam de um bebê de sete meses e uma criança de cinco anos. Para evitar a possível transmissão da doença, a Prefeitura fez um bloqueio em quadras próximas de moram as crianças, com a vacinação ativa da população.
Conforme a Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi, a criança mora no Setor Nova Fronteira e o bebê no Setor Daniela, região onde deu início ao bloqueio e monitoramento imediato, nesta sexta-feira (8).
Técnicos da Saúde passaram de porta em porta em pelo menos cinco quadras no entorno da residência do bebê. A previsão é finalizar o bloqueio ainda nesta sexta-feira. A mesma ação será feita no Setor Nova Fronteira, onde reside a a criança de cinco anos. O prazo é de 72 horas fazer a imunização rápida da comunidade que não tem a vacina contra doença comprovada.
📱 Clique aqui para seguir o canal do g1 TO no WhatsApp
A prefeitura identificou que a criança possui o esquema vacinal contra o sarampo completo e segundo a Secretaria de Saúde do Município, tem um pai que faz constantes viagens. O bebê está internado no Hospital Regional de Gurupi (HRG).
Foram coletadas amostras de sangue dos dois pacientes, e encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (LACEN).
A gestão também está fazendo uma investigação epidemiológica nas famílias, para saber se há outras suspeitas.
A prefeitura vai realizar o Dia D de vacinação neste sábado (9). O atendimento nas Unidades de Saúde será das das 8h às 17h e crianças a partir de 6 meses podem receber o imunizante.
Dentro das ações, na próxima semana, as unidades de Gurupi vão funcionar com horário estendido, até as 21h. Mas o município irá divulgar escala posteriormente.
LEIA TAMBÉM:
Tocantins registra dois casos de sarampo em profissional de saúde e criança de 4 anos não vacinadas, diz secretaria
Foco de sarampo no Tocantins é em comunidade que ‘não tem hábito de se vacinar’, diz Ministério da Saúde
Tocantins notifica novos casos de sarampo em moradores de Palmas e Porto Nacional
Vacina contra o sarampo no Tocantins
Divulgação/SES
Sarampo no Tocantins
Até esta quinta-feira, o estado confirmou 17 casos de sarampo, todos no município de Campos Lindos. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), houve 44 notificações, sendo 21 em Campos Lindos, 16 em Palmas, três em Porto Nacional, uma em Nova Olinda, duas em Araguaína e uma em Gurupi – que passou para duas após informação da prefeitura nesta sexta-feira.
No dia 31 e julho, a SES notificou os 139 municípios tocantinenses para que fosse intensificada a vacinação contra o sarampo, diante das confirmações. No próximo sábado, a SES também vai realizar o Dia D de vacinação contra o sarampo, com o objetivo de abrir as 323 salas de vacinação do estado e ampliar o número de pessoas vacinadas contra a doença.
Veja quem pode receber a vacina:
Crianças de 6 a 11 meses e 29 dias: dose zero com a vacina dupla viral;
Crianças de 12 meses: primeira dose (D1) da tríplice viral e, após 30 dias, segunda dose (D2) com a tetraviral (ou tríplice viral + varicela);
Crianças de 15 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias: segunda dose (D2) da tríplice viral, se já vacinadas aos 12 meses;
Pessoas de 5 a 29 anos: duas doses da tríplice viral, se sem histórico vacinal ou com esquema incompleto;
Pessoas de 30 a 59 anos: dose única da tríplice viral;
Trabalhadores da saúde: duas doses da tríplice viral, independentemente da idade.
Entenda o que é sarampo, quais os sintomas, como é o tratamento e quem deve se vacinar
Infografia: Karina Almeida/G1
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.