O designer mexicano-americano Willy Chavarria fez um pedido formal de desculpas ao povo de Oaxaca no último sábado, 9, em decorrência da repercussão negativa gerada pelo lançamento de um modelo de tênis slip-on, desenvolvido em colaboração com a Adidas. O lançamento do calçado provocou uma onda de críticas nas redes sociais, destacando preocupações sobre apropriação cultural.
Em uma declaração dada ao WWD, Chavarria enfatizou: “Para o povo de Oaxaca — quero falar do coração sobre o slip-on de Oaxaca que criei com a Adidas. A intenção sempre foi honrar o poderoso espírito cultural e artístico de Oaxaca e suas comunidades criativas — um lugar cuja beleza e resistência me inspiraram”.
O designer acrescentou: “O nome ‘Oaxaca’ não é apenas uma palavra; é uma cultura viva, é um povo e sua história. Lamento profundamente que o calçado tenha sido apropriado nesse design e não desenvolvido em parceria direta e significativa com a comunidade oaxaqueña. Essa abordagem não reflete o respeito e a colaboração que Oaxaca, a comunidade zapoteca de Villa Hidalgo Yalalag e seu povo merecem. Reconheço que o amor deve ser conquistado por meio da ação. Com respeito, Willy Chavarria”.
Apresentação do modelo
A apresentação do slip-on ocorreu no Museu de Arte em Porto Rico, resultando em reações instantâneas relacionadas à apropriação cultural. Ademais, aconteceram críticas ao uso do nome “Oaxaca” e à percepção de que a produção do calçado teria ocorrido na China, em vez de no México.
A Adidas também se manifestou sobre a polêmica, emitindo um pedido de desculpas público: “A Adidas reconhece e valoriza a riqueza cultural das comunidades indígenas do México e o significado do seu legado artesanal. O ‘Oaxaca slip-on’ foi inspirado em um design oriundo de Oaxaca, enraizado na tradição de Villa Hidalgo Yalálag. Pedimos desculpas publicamente e reafirmamos nosso compromisso de colaborar com Yalálag em um diálogo respeitoso que honre seu legado cultural”.
Influência cultural
No evento de lançamento da coleção Adidas Originals x Willy Chavarria, o designer explicou que sua criação se inspirou no huarache. Entretanto, essa é uma sandália clássica mexicana que se tornou um ícone do estilo urbano chicano. O modelo apresenta um cabedal trançado em couro premium, sendo oferecido no formato slip-on com bico aberto.
Além disso, o design conta com uma sola grossa e exagerada, que proporciona aderência funcional. Ademais, o logotipo da Adidas está impresso na lateral da sola, enquanto o nome de Chavarria aparece na parte traseira do calçado e em seu interior. Por fim, acompanhado por um logotipo holográfico dourado da marca.
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