Ponte Salvador-Itaparica supera a Rio-Niterói? Descubra diferenças

As águas que dão vida a um local também abriga grandes construções de infraestrutura, como as pontes. A Baía de Todos-os-Santos, por exemplo, receberá em breve um dos equipamentos que promete ser uma das maiores estruturas do Brasil: ponte Salvador-Itaparica.O equipamento, idealizado pelo governo da Bahia, terá 12,4 km de extensão e ligará duas cidades baianas, ficando atrás apenas da ponte Rio-Niterói, localizada no Rio de Janeiro, que possui 13,29 km, sendo a maior do país.A futura estrutura viária conta com investimento de R$ 10,6 bilhões, com início das obras programado para 2026. A construção terá duração de cinco anos a partir da montagem do canteiro de obras prevista para ser iniciada neste ano.

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Já a ponte Rio-Niterói foi inaugurada em 1974 e revolucionou a mobilidade carioca naquele período por conectar de forma rápida as duas cidades. Diariamente, 150 mil veículos fazem o trajeto entre as cidades em apenas 13 minutos.

|  Foto: Divulgação

À época, a estrutura viária custou aos cofres públicos US$ 40 milhões, se fosse na cotação de 2024, estaria valendo R$ 1,6 bilhão.Mas, afinal qual a diferença entre as duas maiores pontes do país?As duas pontes são consideradas um marco na história da engenharia do país. Sendo uma já erguida, e a outra em processo de construção, uma das principais diferenças entre as estruturas leva em conta o cruzamento do equipamento na água.Lâmina d’águaPonte Salvador-Itaparica: essa terá aproximadamente um trecho de 12 km sobre as águas da Baía de Todos-os-Santos, o que a tornará a maior da América Latina nessa categoria.Ponte Rio-Niterói: apesar de ser a maior do Brasil, ela tem menor proporção sobre águas, com apenas um trecho de 8 km sobre a Baía de Guanabara.Altura do vão centralPonte Salvador-Itaparica: a expectativa é que este equipamento tenha 85 metros, permitindo a navegação de grandes navios, como transatlânticos e petroleiros.Ponte Rio-Niterói: já essa ponte tem 72 metros, o que permite a passagem de grandes embarcações, mas o limite é menor do que o equipamento baiano.Função principalPonte Salvador-Itaparica: a ponte tem o intuito de integrar Salvador ao Recôncavo Baiano e estimular o desenvolvimento do interior da Bahia. O equipamento promete ligar as cidades entre 15 a 20 minutos, substituindo o sistema ferry-boat que faz o deslocamento em 2 horas.Ponte Rio-Niterói: objetivo maior desta estrutura viária é facilitar o tráfego entre a capital e região metropolitana do Rio de Janeiro, conectando as duas regiões em 13 minutos.Número de pistasPonte Salvador-Itaparica: a previsão é que a ponte tenha 4 faixas (2 em cada sentido), com possibilidade de expansão.Ponte Rio-Niterói: essa tem 8 faixas, sendo quatro faixas.Ponte Salvador-Itaparica: o que você precisa saberInício e fim das obras já têm data definida: a construção começa oficialmente em 2026 e tem previsão de conclusão para 2031, conforme contrato com a concessionária.Concessionária quer antecipar entrega: CEO revelou exclusividade ao A TARDE que há interesse contratual em entregar a obra antes de 2031 para acelerar a geração de receita.Aditivo contratual marca novo ciclo da PPP: o aditivo entre o governo da Bahia e o consórcio chinês foi assinado em junho, reativando formalmente o projeto.Investimento bilionário e sondagem finalizada: mais de R$ 10,6 bilhões serão investidos. A sondagem na Baía de Todos-os-Santos já foi concluída com 105 pontos perfurados.Valor do pedágio será similar ao ferry-boat: a tarifa estimada para carros será em torno de R$ 50, com todos os passageiros inclusos — valor baseado no atual custo do ferry.Contrato de concessão vai até 2060: a concessionária terá 29 anos para cobrar pedágio, caso a ponte seja entregue em 2031, dentro do prazo oficial.Grandes obras: outras pontes que marcaram o BrasilAlém dessas, o Brasil também possui outras quatro maiores pontes que foram erguidas sobre as águas. Entre elas, estão:Ponte Rodoferroviária do Rio Paraná (3,7 km): única com dois andares, usada tanto por veículos quanto por trens.Ponte Ayrton Senna (3,607 km): também sobre o Rio Paraná, é uma rota essencial para o escoamento da produção agrícola.Ponte sobre o Rio Negro (3,595 km): conhecida como Ponte Jornalista Phelippe Daou, é a maior ponte estaiada do Brasil.Terceira Ponte (3,33 km): liga as cidades de Vitória e Vila Velha, no Espírito Santo.

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