o sus oferencendo camisinha texturizada, estaremos testando em breve pic.twitter.com/TzunZdtFvy— Guthix 🌿 (@newcelebi) August 11, 2025Segundo informações divulgadas pelo Ministério da Saúde, em um comunicado oficial, a distribuição gratuita dos novos modelos de camisinhas tem um motivo: incentivar os jovens a voltarem a usar o preservativo. Isso porque houve uma queda significativa do uso da proteção nos últimos anos.Conforme noticiado anteriormente pelo Portal A Tarde, dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) apontaram que cerca de 60% das pessoas com 18 anos ou mais revelaram que não costumam usar preservativos durante as relações sexuais, sendo com parceiros fixos ou não.
Leia Também:
Suplementos reprovados em 2025: saiba quais produtos evitar
Camisinha em extinção? Novo hábito de jovens brasileiros preocupa médicos
Fiocruz e EMS iniciam produção nacional canetas emagrecedoras
“A diversificação da oferta visa estimular o uso contínuo e correto do preservativo, tornando-o mais atraente e atendendo às diferentes preferências da população. Essa ação responde a desafios identificados nos últimos anos: a queda no uso de preservativos, sobretudo entre jovens”, informou o Ministério, em nota.A meta é que sejam distribuídas cerca 400 milhões de unidades de preservativos ao longo deste ano, juntamente com os modelos anteriores: a tradicional, externa e de látex, e a interna, de látex ou borracha nitrílica.Para que serve cada tipo de camisinha?Apesar de terem o mesmo efeito que as camisinhas tradicionais com relação à prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, como HIV e Sífilis, e na prevenção de uma gravidez indesejada, os preservativos finos e texturizados buscam oferecer mais prazer durante o sexo.A fina proporciona uma sensação mais natural, como se estivesse sem o preservativo, a fim de estimular maior sensibilidade e conforto durante o ato. Algumas marcas já ofereciam produtos deste modelo no mercado, com o slogan de “camisinha pele com pele”.Já a texturizada possui relevos espalhados pelo material, como bolinhas e linhas, como forma de aumentar a estimulação dos órgãos genitais e o prazer sexual, aliado ao uso constante do preservativo.
Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Dr. Ricardo Kores | Médico Infectologista (@dr.ricardokores)Onde retirar as camisinhas de graça?Os preservativos podem ser retirados gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde de todo o Brasil, sem exigência de documentos de identificação e sem limite de quantidade por pessoa ou grupo.