VÍDEO: aos 86 anos, enfermeira aposentada da Marinha mora em hotel para gatos e faz crochê para felinos em SC


Enfermeira aposentada da Marinha faz crochê para gatos em SC
🧶🐈Aos 86 anos, uma enfermeira aposentada da Marinha do Brasil descobriu um novo hobbie: criar roupas de crochê… só que para gatos.
Amélia da Silva Nogueira, ou Amelinha, mora em um hotel para felinos em Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina, e produz as peças para vender aos tutores dos gatinhos hospedados. Tudo no tempo dela, sem pressão, e sempre ao som de samba, choro ou moda de viola.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
A neta Thayssa Iohana Nogueira de Abreu, que também ajuda a tocar o negócio, diz que a avó já gostava de crochetar coisas para si. Com o diagnóstico de Alzheimer e Parkinson, foi necessário pensar em novas formas de manter ativa a mente dela, que mora com a filha e netos.
“Unimos o amor dela por cuidar das pessoas e dos animais com o que ela mais gosta de fazer: crochê e escutar música”, comenta Thayssa.
É sentada em sua cadeira favorita, ao lado do expositor (uma prateleira com as peças e decorações com temática felina) que ela cria toucas para os animais e capas de crochê para envolver tigelas de ração.
Às vezes, o cenário muda e Amelinha produz da cadeira de balanço, na sala. Uma coisa é certa: sempre tem música. As preferidas são de Alcione e Zeca Pagodinho.
Desde abril, já foram feitas cerca de 30 peças, sem contar os crochês “para gente” produzidos antes. Elas são vendidas no próprio hotel ou por aplicativo de mensagens. Ainda não há um site com o catálogo.
“Ela cria no próprio ritmo, não costumamos cobrar produção dela, respeitamos muito a sua condição física e mental”, afirma a neta.
Amélia da Silva Nogueira, 86 anos, mora em um hotel para gatos e faz crochê para felinos
Arquivo pessoal
🐈Como começou
O hotel foi inaugurado em março deste ano e pode hospedar até cinco gatinhos de uma vez. A ideia de vender os artigos, no entanto, veio um pouco depois, em abril.
“Tudo começou quando uma das netas deu para ela uma vela em formato de gato. Um dia, ao chegarmos no hotel, vimos que ela tinha feito um chapeuzinho de crochê para a vela. Achamos aquilo incrivelmente fofo e colocamos no gatinho da família. A partir daí, surgiram as criações para os gatinhos hospedados”, comenta.

Hoje, a mesma vela é usada como expositor na prateleira de madeira, ao lado da poltrona de criações da matriarca. Já nas redes sociais do hotel, os hóspedes felinos também aparecem como modelos das peças.
Em um dos vídeos, que tinha mais de 145 mil visualizações na sexta-feira (15), a avó aparece crochetando com um gato no colo, que recebe uma touquinha rosa.
Nos comentários, internautaram brincaram: “Onde é esse hotel? Quero ME hospedar”, escreveu uma mulher. Outra pessoa refletiu: “O medo é sempre esse, deles não quererem voltar pra casa mais 😂”.
Vídeo de Amelinha fazendo crochê para gato viralizou na web
Redes sociais/ Reprodução

VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias

Adicionar aos favoritos o Link permanente.