
Evento reúne alunos de várias partes do Estado e está sendo realizado em Goiânia nesta quinta e sexta-feira, dias 14 e 15 de agosto
Estudantes da rede pública estadual de 44 municípios estão em Goiânia participando da IV Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (IV CEIJMA). A abertura do encontro foi realizada nesta quarta-feira, (13/08), no San Marino Hotel, no Setor Oeste.
Promovida pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO), a conferência debaterá nesta quinta e sexta-feira, 14 e 15 de agosto, temas ligados ao tema central “Vamos Transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática”.
O evento tem como objetivo promover a participação ativa dos estudantes do Ensino Fundamental e Médio nas discussões e na construção de soluções para os desafios ambientais em suas comunidades e instituições de ensino.
Patrícia de Almeida Assunção, gerente de Programas e Projetos Intersetoriais e Socioeducação da Seduc/GO, explica que, ao longo do primeiro semestre letivo, os alunos foram incentivados a elaborarem projetos sustentáveis e, a partir daí, refletirem sobre a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável.
Para Patrícia, a iniciativa da Seduc/GO colabora para fortalecer o protagonismo juvenil e a cidadania. “Essa conferência representa um espaço de diálogo, de reflexão, de construção coletiva em prol de um futuro mais sustentável. É um momento de troca de saberes e de fortalecimento de ações de forma a garantir melhor qualidade de vida no presente e um mundo melhor no futuro”, afirma.
Cidadania e protagonismo



Na abertura do encontro, a secretária-adjunta da Seduc/GO, Helena da Costa Bezerra, destacou a importância da conferência para a promoção da cidadania, incentivo ao protagonismo juvenil e para a formação de cidadãos mais conscientes e envolvidos com a defesa do meio ambiente.
“O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Educação, está promovendo essas reflexões fundamentais para o futuro de todos aqueles que vão estar nesse planeta. Essas ações reforçam o papel da escola como agente de transformação social. As questões em pauta precisam ser discutidas com urgência e nós estamos fazendo isso dentro das escolas com reflexo direto na sociedade”, frisou ela.
Helena Bezerra salientou ainda o papel dos jovens que estão participando da IV CEIJMA. “A partir do conhecimento e do diálogo construídos nesse processo, vocês que estão aqui, hoje, serão os responsáveis por apresentar as soluções para os grandes desafios sociais e ambientais do presente e do futuro bem próximo”, acrescentou.
Escolha dos delegados
A etapa estadual da conferência contou com a inscrição de 364 projetos escolares de diversas regiões do Estado. Após uma criteriosa seleção, 60 trabalhos foram escolhidos para serem apresentados no encontro. Ao final serão escolhidos os 18 delegados que representarão Goiás na fase Nacional do evento, que será realizado em Brasília no período de 6 a 10 de outubro.
A VI CNIJMA está alinhada com os princípios da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e com a Política Nacional de Educação Ambiental. Em Goiás, a etapa Estadual está sendo promovida com o apoio da Saneago; Ministério Público de Goiás; União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/GO); Coletivo Jovem de Meio Ambiente; Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação; Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; além dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação; Meio Ambiente e Mudança do Clima; e Educação. (Texto: Maria José Rodrigues / Fotos: Solimar de Oliveira)