
Santa Catarina tem taxa de desemprego abaixo da média nacional.
Foto: Roberto Zacarias/SECOM
Santa Catarina tem a menor taxa de desalentados do Brasil, com um índice de 0,3% diante de uma força de trabalho composta por 4,53 milhões de pessoas. A taxa, divulgada nesta sexta-feira (15) pelo IBGE, mede a quantidade de pessoas que gostariam de trabalhar, mas desistiram. O estado também tem o menor número de desempregados do país (entenda os termos abaixo).
Os números tratam da realidade do segundo trimestre de 2025 e são resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). O total de pessoas desalentadas no estado diminuiu de 15 mil para 13 mil entre 1° e o 2° trimestre deste ano, uma redução de 2 mil indivíduos.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
🔎Os desalentados são pessoas fora da força de trabalho (considerados como força de trabalho potencial) na semana de referência que a pesquisa foi feita e que estavam disponíveis para assumir uma vaga, mas não tomaram providência para conseguir trabalho porque:
não conseguiam trabalho adequado;
não tinham experiência profissional ou qualificação;
não havia trabalho na localidade em que residiam; ou
não conseguiam trabalho por serem considerados muito jovens ou muito idosos.
Dados da pesquisa sobre SC
Desocupação de 2,2% é a menor do país
No 2º trimestre de 2025, Santa Catarina alcançou um marco histórico ao registrar a menor taxa de desocupação entre todas as unidades da federação, com apenas 2,2% (números gerais na tabela acima). O percentual representa também o menor já registrado em toda a série histórica, superando o anterior mínimo de 2,6% observado no 4º trimestre de 2013.
No país, a média nacional de desocupação foi de 5,8%, o que representa uma queda em relação ao primeiro trimestre, quando a taxa ficou em 7%.
🔎O IBGE considera desocupadas as pessoas que não têm trabalho, mas estão ativamente procurando uma oportunidade, mesmo critério usado em padrões internacionais.
Desemprego cai em 18 estados brasileiros no 2º trimestre de 2025, diz IBGE
Pesquisa aponta que Florianópolis é a capital com a refeição mais cara do país
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias