Mineira com a ‘pior dor do mundo’ é induzida ao coma, mas deve deixar UTI na segunda-feira; conheça condição

A mineira Carolina Arruda, de 27 anos, diagnosticada com neuralgia do trigêmeo, condição conhecida por provocar a “pior dor do mundo”, deve deixar a Unidade de Terapia Intenstiva (UTI) e ser transferida para o quarto na próxima segunda-feira (18). Desde a última quarta-feira (13), ela estava em coma induzido para amenizar as dores intensas causadas pela doença. Carolina está internada na Santa Casa de Alfenas, no Sul de Minas Gerais.

Clique no botão para entrar na comunidade do BHAZ no Whatsapp

ENTRAR

O boletim médico de Carol foi divulgado nessa sexta-feira (15) pela amiga dela, Priscila Guimarães, por meio das redes sociais. Neste domingo (17), a bomba de infusão do medicamento será desligada.

Em seu perfil do Instagram, a mulher, que convive há 11 anos com neuralgia, explicou que seria entubada e sedada por até cinco dias. O intuito era tentar ‘desligar’ e ‘reiniciar’ o cérebro para reduzir as crises da doença.

“Não vou tomar nenhum remédio durante o coma, porque a esperança é que, quando eu acordar, meu cérebro volte a aceitar os medicamentos. Mas nem os médicos sabem se isso irá acontecer, ou se vou melhorar ao menos um pouquinho”, disse.

Ainda segundo ela, a medida era ‘extrema’, mas era a única maneira diante da dor que sentia. Ainda que não houvesse garantias, Carolina afirma que qualquer chance de alívio é válida.”É cruel demais ter que aceitar o coma só para tentar escapar desse sofrimento por alguns dias, mas, quando se vive com uma dor que nunca desliga, qualquer chance de paz é um alívio”, finalizou.

Neuralgia trigêmeo

Segundo o Hospital Albert Einstein, a neuralgia do trigêmeo (NT) é um distúrbio caracterizado por dores agudas no rosto, ao longo do trajeto do nervo trigêmeo, responsável pelas sensações táteis, térmicas e dolorosas da face. Em geral, a dor costuma atingir um lado do rosto, dura alguns segundos e pode se repetir várias vezes ao dia, em intervalos irregulares. A condição é considerada rara, afetando menos de 0,3% da população.

Entre as regiões afetadas estão a parte inferior do rosto na região da mandíbula, ou a maçã do rosto, ou a região ao redor do olho. A dor dura de alguns segundos até alguns minutos.

Ainda conforme a instituição, a maioria das pessoas com neuralgia do trigêmeo (NT) enfrenta vários episódios de dor ao longo do dia. As crises costumam ser desencadeadas por gatilhos simples, como tocar o rosto, mastigar, falar, escovar os dentes, sorrir ou até entrar em contato com o ar frio. No caso de Carolina, a condição é ainda mais rara: a dor atinge os dois lados do rosto, manifestando-se em forma de pontadas e choques intensos.

O post Mineira com a ‘pior dor do mundo’ é induzida ao coma, mas deve deixar UTI na segunda-feira; conheça condição apareceu primeiro em BHAZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.