A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) confirmou que realizou todos os testes de qualidade e segurança que confirmam a potabilidade da água na Grande BH. A informação foi divulgada após moradores da capital mineira e região denunciarem forte cheiro e gosto de mofo na água que chega às residências. “Dessa forma, estão descartadas quaisquer possibilidades de contaminação por agentes externos que possam comprometer a saúde da população”, afirma a companhia.
De acordo com a Copasa, mais de 300 testes foram realizados entre os dias 4 e 18 de agosto, após surgirem os relatos de alteração de gosto e odor na água. As análises foram realizadas de forma “proativa” e “em resposta às solicitações”, sem que fosse constatada qualquer “inconformidade que representasse risco à saúde”.
A Companhia reforça, ainda, a importância da manutenção e limpeza periódica das caixas d’água pelos clientes, como medida preventiva contra contaminações internas e efeitos relacionados ao fenômeno da inversão térmica.
Denúncia
Apesar dos testes, moradores relataram ao BHAZ que a situação não foi resolvida. “Eu já telefonei para Copasa duas vezes, já vieram aqui na minha casa, sentiram o cheiro de novo, viram que está com gosto, mas nada foi feito”, afirma Elizabeth De Paula, de 47 anos, moradora do bairro Planalto, na região Norte de Belo Horizonte.
Segundo Elizabeth, a água que chega às residências com forte cheiro e gosto de mofo há pelo menos um mês. Desde que notou o odor na água, Elizabeth passou a gastar com água mineral para beber e usar no preparo de alimentos. Ela conta ainda que o problema não se restringe à casa dela e também atinge vizinhos do bairro.
Quem também enfrenta problemas com a água da Copasa é Ângela Fátima José, residente em Justinópolis, em Ribeirão das Neves, na Grande BH. Em entrevista, ela relata que também sentiu dor de barriga após consumir a água com cheiro de mofo, mas que não tem condições de comprar água mineral para consumo. Na casa dela, o problema começou há duas semanas.
“Eu não tenho como ficar comprando água, então vou continuar usando essa. É uma sensação de impotência e de impunidade, porque a gente tentar ligar lá e ninguém atende”, diz a moradora de 57 anos.
As queixas de Elizabeth e Ângela se somam ao depoimento de outros cidadãos de BH e Região Metropolitana. Nas redes sociais, vídeos mostram que a água sai da torneira com aspecto esbranquiçado em Santa Luzia. Uma postagem sobre o assunto no Tiktok alcançou mais de 300 mil visualizações. Nos comentários, usuários reclamam da qualidade do serviço da companhia.
O post Após reclamações de água com gosto de mofo em BH, Copasa descarta contaminação e assegura potabilidade apareceu primeiro em BHAZ.