Grande vantagem da ferrovia Salvador-Feira de Santana é revelada

O projeto do Trem Intercidades para ligar Salvador a Feira de Santana, desenvolvido pela TIC Bahia, apresenta vantagens em comparações com outros projetos de ligação por via férrea entre cidades no Brasil. O objetivo é que a Ferrovia Salvador-Feira seja um marco de modernização no transporte sobre trilhos.De acordo com Osvaldo Ottan, diretor Comercial da TIC Bahia, o projeto da Ferrovia Salvador-Feira de Santana adota padrões operacionais que “não apenas superam os projetos nacionais existentes, como apontam para um novo futuro da mobilidade integrada no país”.O diretor comercial detalhou que a Ferrovia Salvador-Feira de Santana “rompe com as limitações das ferrovias tradicionais brasileiras” ao apresentar geometrias amplas e suaves em comparação com os tradicionais traçados com raios mínimos estreitos e rampas acentuadas.Essa vantagem faz com que a Ferrovia Salvador-Feira de Santana tenha em seu projeto o objetivo de garantir desempenho, segurança e conforto em nível internacional, comparável ao que se vê em países como China e Alemanha, segundo Osvaldo Ottan, em texto da coluna Made In Bahia, do A TARDE.O potencial topográfico da Bahia favorece a Ferrovia Salvador–Feira de Santana, que pode ter linhas de alto velocidade a um custo menor, com possibilidade de ser construído com até 30% menos gasto por quilômetro do que projetos semelhantes em estados como São Paulo e Rio de Janeiro.Andamento do projetoConforme apuração do Portal A TARDE, o projeto da TIC Bahia está em análise da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) quanto ao atendimento aos parâmetros técnicos exigidos. Entre os pontos que precisam ser avaliados estão: regularidade jurídica, idoneidade, capacidade técnica e financeira da empresa requerente, além de aderência do projeto às normas aplicáveis. Após essa etapa, o processo será encaminhado ao Ministério dos Transportes, que avaliará a aderência da proposta à política pública. Ainda não há prazo para que a decisão de aprovação ou não o projeto seja publicada no Diário Oficial.Paralelamente ao projeto da TIC Bahia, o Ministério dos Transportes estuda a implantação do corredor ferroviário entre Salvador e Feira de Santana, sob concessão da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).

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Ferrovia Salvador-Feira de Santana: conheça as 10 estações do modal

A análise da Ferrovia Salvador-Feira de Santana faz parte de um projeto maior do Ministério dos Transportes, que estuda seis trechos ferroviários prioritários para reaproveitamento de linhas existentes. Esses estudos de viabilidade técnica e econômica, previstos no Novo PAC, estão sendo conduzidos pela Infra S.A.O engenheiro civil da TIC Bahia, Danilo Silva, diz ter expectativa positiva para que o projeto da TIC Bahia seja incluído na política pública.“Falta o governo federal permitir que a gente possa assinar o contrato de autorização rodoviária, que está na mesa do ministro. A expectativa é muito positiva”, disse. Detalhes da ferrovia Salvador-Feira de SantanaO projeto da TIC Bahia pretende transformar a Bahia mais competitiva no que se refere ao transporte de carga por ferrovia, além de ser um importante modal de transporte de passageiros entre Salvador e outras cidades do interior baiano.O projeto prevê a redução do tempo de viagem entre Salvador e Feira de Santana para apenas 35 minutos, atendendo a até 85 mil passageiros por dia. O investimento estimado seria de R$ 6,8 bilhões.A ferrovia teria um total de 10 paradas, sendo oito estações de passageiros e outros dois pátios para carga.A primeira estação seria no bairro de Águas Claras, em integração com o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSL), com o VLT que está em construção na região e também com a nova rodoviária da capital baiana.As estações da Ferrovia Salvador-FeiraÁguas Claras (Salvador, com integração com VLT e nova rodoviária)Simões Filho (estação de passageiros)Centro de Controle Operacional de Simões Filho (estação de carga)Candeias (estação de passageiros)São Sebastião do Passé (estação de passageiros)Santo Amaro (estação de passageiros)Conceição do Jacuípe (estação de passageiros, integração rodoferroviária)Pátio Ferroviário/CIS (Feira de Santana)Noide Cerqueira (Feira de Santana)Rodoferroviária Contorno (Feira de Santana, estação rodoferroviária)

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