Rio Climate Action Week (RCAW) começa neste fim de semana


Museu do Amanhã
Divulgação
A Cidade Maravilhosa se tornará, a partir deste sábado (23) até o dia 29, cenário da primeira edição da Rio Climate Action Week (RCAW).
Inspirada na London Climate Action Week – maior festival de clima do mundo –, o evento reunirá setores público e privado, além da sociedade civil, criando impulso coletivo rumo à COP30. Serão mais de 200 eventos, engajando, segundo a organização, mais de 5000 mil pessoas ao longo dos sete dias de programação temática sobre o clima. Ao todo, mais de 100 instituições e empresas estarão presentes na RCAW.
As atividades incluem mesas e oficinas, trilhas ecológicas, mostra de cinema, Missa no Santuário Cristo Redentor, aula de salvamento aquático na Praia de Copacabana e um Fórum Pré-COP com parlamentares e desafios esportivos. Algumas delas serão restritas a convidados e outras abertas ao público geral.
Os hubs de conteúdo abordarão temas transversais do debate climático, como financiamento, transição energética, legislação climática, resiliência urbana, proteção dos povos e territórios indígenas, papel das empresas, tecnologia, ciência e inovação, entre outros. A programação completa e informações sobre inscrições estão disponíveis no site.
Conferência de abertura no Museu do Amanhã
No dia 25 de agosto, o Museu do Amanhã recebe a conferência inaugural, dedicada ao tema “Revivendo o espírito do Rio: multilateralismo em um mundo multipolar”. O encontro vai relembrar os avanços desde a Rio-92, debater os próximos 25 anos e discutir desafios como financiamento climático e NDCs mais ambiciosas para a COP30.
Entre os confirmados estão nomes como Ana Toni, Sonia Guajajara, Oskar Metsavaht, Paulo Protasio, Carlos Nobre e a jovem ativista Marcele Oliveira.
A programação inclui uma aula de salvamento aquático em Copacabana, no sábado (23), promovida pela SOBRASA; e a mostra de cinema Filmambiente, com sessões em Botafogo, no CCBB e na Biblioteca Parque Estadual. Haverá ainda desafios esportivos e oficinas educativas.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.