
Estação Ecológica em São Simão, SP, acumula focos de incêndios; VÍDEO
Um incêndio atinge a Estação Ecológica de Santa Maria, em São Simão (SP), na região de Ribeirão Preto (SP), há mais de 24 horas. Imagens aéreas (veja acima) mostram que há vários focos simultâneos no local, com fumaça e áreas que já foram queimadas. Ainda não se sabe a dimensão dos estragos.
Pelo ar, o combate às chamas tem sido realizado com helicóptero da Polícia Militar e a Defesa Civil, por meio de aeronaves agrícolas, abastecidas por caminhões-pipa de usinas.
📱 Siga o g1 Ribeirão Preto e Franca no Instagram
Além de água, foi adicionado um produto para retardar a propagação das chamas. Para o combate por terra, brigadistas são direcionados até pontos estratégicos.
Criada em 1985, a Estação Ecológica de Santa Maria é uma área de preservação permanente do estado, com vegetação típica de Cerrado e Mata Atlântica, incluindo árvores ameaçadas de extinção como cedro-rosa e sucupira-preta, além de 120 espécies de aves e primatas como o sagui-de-tufos-pretos e o sauá.
Estação Ecológica de Santa Maria, em São Simão (SP), é atingida por incêndio.
Fabiano Minatto/Defesa Civil
Incêndios em SP
De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), de 1º de agosto até esta segunda-feira (25), o estado de São Paulo já teve 418 focos de incêndio.
O número é oito vezes menor do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando houve uma onda de incêndios com mais de 3,4 mil ocorrências, principalmente nas regiões de Ribeirão Preto (SP) e São José do Rio Preto (SP), mas superior ao registrado em 2023, com 343.
A combinação de clima seco, temperaturas altas e ventos fortes, fatores típicos desta época do ano, favorece a formação de incêndios.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região