Tratado como um marco dos avanços tecnológicos da BYD nos últimos anos, o carro esportivo Yangwang U9 acaba de se tornar o veículo elétrico mais rápido do mundo. O recorde foi estabelecido com um exemplar na configuração Track Edition na pista de testes alemã, Papenburg.Nas mãos do piloto alemão Marc Basseng, o modelo chegou a incríveis 472,41 km/h.O marco anterior era do Rimac Nevera R, que chegou a 431,45 km/h em julho de 2025. Somado a isso, esse teste provou que a versão Track Edition é muito mais rápida que a versão padrão da Yangwang U9, que alcançou 391,94 km/h em 2024.”No ano passado, pensei que tinha atingido o auge. Nunca imaginei que quebraria meu próprio recorde tão cedo – mas aqui estamos, na mesma pista, com novas tecnologias que tornaram isso possível”, disse o piloto.Entenda o Yangwang U9 Track EditionO modelo é desenvolvido pela divisão superesportiva premium Yangwang, o U9 Track Edition é baseado na plataforma “e4” e com a arquitetura DiSus-X do U9.A diferença entre esse e o modelo padrão é a plataforma veicular de 1200V, tratada como a primeira de tensão ultra-alta produzida em escala mundial. Além de um sistema de gerenciamento de temperatura para condições extremas.
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Plataforma e4A plataforma e4 é o primeiro sistema do mundo que suporta quatro motores elétricos de alto desempenho de 30.000 rpm, gerando potência máxima de 755cv por motor, ou seja, mais de 3.000cv totais.De acordo com a BYD, o conjunto dá ao veículo uma relação de peso-potência de 1.217cv por tonelada.
Yangwang U9 Track Edition, carro elétrico mais rápido do mundo
| Foto: Divulgação | BYD
Vetorização de torque independenteOutro ponto diferencial é o sistema de vetorização de torque independente, que monitora continuamente a superfície da pista e ajuda o torque de cada roda em uma frequência ultra elevada, passando de 100 interações por segundo.Mesmo em altas velocidades, o sistema garante o controle total do carro, evitando deslizes ou perda de tração.VisualNa parte visual, o Track Edition possui o mesmo design da versão padrão, com o adicional de um difusor dianteiro em fibra de carbono. Além de dispensar a asa traseira em formato de asa de cisne.