VÍDEO: filhote de espécie silvestre com mutação rara é resgatado em SC e viraliza por ter ‘cara de pet’


Filhote de espécie silvestre com mutação rara é resgatado em SC
🐾Um filhote de gato-do-mato-pequeno (Leopardus guttulus) com melanismo, condição rara que deixa a pelagem toda preta, foi encontrado andando por uma plantação de bananas em Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina. Com “cara de pet”, o animal silvestre foi resgatado e viralizou nas redes sociais.
Segundo o biólogo Christian Raboch Lempek, que atua na Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) e fez o resgate, na segunda-feira (25), esse é um dos casos mais raros já encontrados na região.
“Por ser um gato-do-mato filhote já é bem raro, agora, por ser melânico, é mais raro ainda”, comentou.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
🐈‍⬛ O melanismo é uma mutação genética que aumenta a produção de melanina, escurecendo a pelagem dos animais. Embora seja conhecido em alguns felinos, é um fenômeno raro nesta espécie, que também está em perigo de extinção, segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
De acordo com o biólogo, apenas indivíduos adultos tinham sido resgatados na cidade até então. Em 2023, um animal foi capturado dentro da garagem de uma casa, após ser acuado por cães (veja vídeo abaixo).
Leia também:
Vira-lata caramelo é resgatado após ficar preso em ‘armadilha de urso’
VÍDEO: passageiro abandona cão em aeroporto após recusa de embarque com animal
Filhote de gato-do-mato foi levado ao veterinário após o resgate em Jaraguá do Sul (SC)
Arquivo pessoal
Imagens do animal foram publicadas pelo biólogo nas redes sociais e viralizaram. Com mais de 86,6 mil curtidas e quase 2,6 mil comentários em menos de 24 horas, muitos seguidores brincaram ao comparar o felino a um gato doméstico, sugerindo que poderiam adotá-lo.
“Parece um gatinho preto abandonado e precisando de colinho e sachês”, brincou uma pessoa. “Eu fazendo psi psi psi e levando pra casa!”, diz outro comentário.
Nas redes sociais, o biólogo mostrou o resgate de outro gato-do-mato, sem a mutação genética rara, para comparação. É possível ver que a espécie costuma ter pelagem amarelada, com manchas escuras espalhadas pelo corpo.
À esquerda, como a espécie costuma parecer e à direita, o felino resgatado com condição rara.
Christian Raboch Lempek/Reprodução
Saúde e reabilitação
Ainda segundo o biólogo, o animal foi levado para o veterinário. Após a estabilização, será encaminhado para reabilitação.
“Ele está lá, um pouco desnutrido e anêmico, mas já está sob aquecimento, monitoramento e alimentação, com temperatura e umidade adequadas, tudo para a gente conseguir salvá-lo”, relatou.
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.