A Câmara Municipal de BH (CMBH) aprovou, em 2º turno, a construção de um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) na região do Barreiro. O texto teve 40 votos favoráveis e nenhum contrário, durante reunião extraordinária do Plenário na tarde dessa quarta-feira (27).
De autoria do Executivo, o Projeto de Lei (PL) 396/2025 cria a Operação Urbana Simplificada (OUS), medida que define parâmetros especiais para a construção do IFMG. O PL teve tramitação acelerada na Casa, com parecer conjunto das comissões de mérito e seguirá já nesta quinta (28) para apreciação da redação final em reunião extraordinária da Comissão de Legislação e Justiça (CLJ), às 12h.
A pedido do líder de governo, Bruno Miranda (PDT), os vereadores abriram mão do prazo para emendas de redação final. Dessa forma, o texto poderá ser enviado para sanção ou veto do prefeito Álvaro Damião logo na sequência.
O campus do Barreiro será o 18° do IFMG em Minas Gerais e o primeiro em BH. A expectativa é que tenha 1,5 mil vagas nas áreas de meio ambiente e saúde. Segundo a prefeitura, serão ofertados cursos de técnico em análises clínicas, enfermagem, farmácia, nutrição e dietética, radiologia e cuidado de idosos, entre outros.
O que é o IFMG?
O IFMG é uma instituição pública de ensino, integrante da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação.
Oferece uma variedade de cursos técnicos e superiores, todos gratuitos, com ingresso por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou de processos seletivos próprios. Com a chegada do campus em Belo Horizonte, mais oportunidades educacionais se abrem para a população da capital mineira.
O post IFMG: Câmara de BH aprova, em 2º turno, construção de instituto federal no Barreiro apareceu primeiro em BHAZ.