Vídeo mostra guarda civil seguindo ex-mulher e vereador segundos antes do crime


Vídeo mostra guarda civil seguindo ex-mulher e vereador segundos antes do crime
Uma câmera de segurança flagrou o guarda civil Francisco Fernando de Oliveira Castro correndo em direção à ex-mulher, Penélope Brito, e ao vereador Thiciano Ribeiro (Partido Liberal), segundos antes de atirar contra os dois.
Penélope e Thiciano foram baleados pelas costas e morreram na calçada de uma rua no Centro de Teresina, nesta quarta-feira (27).
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Nas imagens, Francisco Fernando aparece seguindo as vítimas e colocando a mão na cintura. Outra câmera mostra o momento em que ele aponta a arma e dispara contra Penélope e Thiciano.
Um pedestre que estava perto das vítimas no momento dos tiros, se assusta, abaixa e corre.
Francisco Fernando, de 38 anos, foi preso no mesmo dia, na casa de familiares na Zona Sul de Teresina. Após audiência de custódia, a Justiça converteu a prisão em preventiva. Ele está detido na Cadeia Pública de Altos, onde aguarda a conclusão do inquérito.
Leia também:
PGM e Corregedoria aguardam inquérito para abrir processo de expulsão de guarda
Os corpos da comandante da Guarda Civil de Parnaíba, Penélope Brito, e do vereador Thiciano Ribeiro (PL), mortos a tiros no Centro de Teresina, foram enterrados sob forte comoção na tarde desta quinta-feira (28), em Parnaíba, no litoral do Piauí.
O corpo de Penélope foi velado na funerária Pax União, de onde saiu por volta das 16h, em viatura do Corpo de Bombeiros. Em cortejo, familiares, amigos e agentes das forças de segurança seguiram ao Cemitério Santana, onde houve o sepultamento.
MAIS SOBRE O CASO
‘Dor corrói tudo nesse momento’, diz guarda em velório de comandante da GCM
Guarda mantinha sete armas e centenas de munições, diz polícia
O que se sabe sobre o caso
Quem são o vereador e a comandante da GCM de Parnaíba mortos a tiros em Teresina
Reprodução / Câmara Municipal de Vereadores de Parnaíba / Instagram
Câmara discutia feminicídio ao saber da morte
A Câmara Municipal de Parnaíba realizava uma audiência sobre feminicídio quando soube do assassinato do vereador de Parnaíba, Thiciano Ribeiro (PL), e da Comandante da Guarda Civil Municipal de Parnaíba, Penélope Miranda de Brito na manhã desta quarta-feira (27), em Teresina.
O presidente da Casa, Daniel Jackson, disse ao g1 que as atividades foram interrompidas logo que tiveram conhecimento do crime
A Câmara decretou luto oficial de sete dias no âmbito do Legislativo Municipal.
Veja a nota de pesar abaixo:
A Câmara Municipal de Parnaíba comunica à população que, diante dos trágicos acontecimentos que vitimaram o vereador Thiciano Ribeiro da Cruz e a senhora Penélope Miranda de Brito, ex-comandante da Guarda Municipal de Parnaíba, foi decretado luto oficial de 07 (sete) dias no âmbito do Legislativo Municipal.
Em respeito à memória das vítimas e em solidariedade aos familiares, amigos e à sociedade parnaibana, todas as atividades que estavam agendadas para os próximos dias foram suspensas, incluindo a Audiência Pública que trataria sobre os serviços da empresa Aegea (Águas do Piauí).
A Câmara Municipal se une em oração e manifesta profundo pesar diante das irreparáveis perdas.
Daniel Jackson Araújo de Souza
Presidente da Câmara Municipal de Parnaíba
*Eduarda Barradas, estagiária sob supervisão de Lucas Marreiros e Ilanna Serena.
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube
Adicionar aos favoritos o Link permanente.