Belo Horizonte será palco, neste sábado (30), do Dia de Cooperar (Dia C), movimento de voluntariado que reúne cooperativas de todo o Brasil. Pela primeira vez desde sua criação, em 2009, o evento ocorre em uma data próxima ao Dia Nacional do Voluntariado, celebrado em 28 de agosto. A expectativa é reunir cerca de três mil pessoas na Praça da Assembleia, entre 9h e 13h, em uma manhã de atividades gratuitas voltadas para saúde, educação, sustentabilidade e cultura.
A programação de apresentações culturais começa logo cedo e segue ao longo da manhã:
- 9h – Grupo Tamborilata (Instituto Unimed-BH)
- 9h30 – Projeto Viola Viva (Sicoob Credivertentes)
- 10h30 – Circo do Sufoco
- 11h10 – Soul Guetto
- 11h30 – Bloco Seu Vizinho
O Dia C
O Dia C, realizado anualmente em todas as capitais brasileiras, é organizado em Minas Gerais pelo Sistema Ocemg, que representa as cooperativas no estado. De acordo com a entidade, o programa de voluntariado mobiliza, todos os anos, mais de 13 mil pessoas no estado. “O Dia C mostra que, quando agimos juntos e de forma cooperativa, conseguimos transformar realidades, gerando prosperidade e desenvolvimento para todos”, afirma Ronaldo Scucato, presidente do Sistema Ocemg.
Neste ano, o público será convidado a refletir sobre os impactos do aquecimento global a partir de uma ação interativa. Cada participante poderá calcular sua pegada de carbono e compensá-la pedalando em bicicletas ergométricas conectadas a um totem digital. A cada 2 quilômetros percorridos, a Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Minas Gerais (CCPR) se compromete a plantar uma muda de árvore em áreas próximas a suas unidades em Contagem e Curvelo.
Além da pauta ambiental, haverá serviços gratuitos de saúde, como aferição de pressão e orientações sobre saúde bucal, em parceria com a CoopSaúde e a Coopeder. A expectativa é realizar ao menos 350 atendimentos. O evento também terá atividades de educação financeira, conduzidas por cooperativas de crédito como Crediminas, Cecremge e Unicred, com foco em planejamento de gastos e crédito consciente.
Espaço kids
O aspecto cultural também marca presença no Dia C. O espaço infantil contará com brincadeiras, contação de histórias e doação de livros, promovidos pelo Sicoob Credicom e Instituto Credicom. A exposição fotográfica Cooperativas Constroem um Mundo Melhor retorna à cidade, reforçando o compromisso do setor com o desenvolvimento sustentável. Outro destaque será o Circuito Cooperativo, área dedicada à exposição e degustação de produtos e serviços de cooperativas.
O post Belo Horizonte recebe o ‘Dia de Cooperar’ neste sábado com ações sociais e culturais apareceu primeiro em BHAZ.