Belo Horizonte ganha neste mês um novo espaço dedicado à valorização de um dos gêneros mais tradicionais da música brasileira: o Choro. A Escola de Choro de Belo Horizonte será inaugurada em abril, com aulas gratuitas de instrumentos como violão de 7 cordas, cavaquinho, pandeiro e instrumentos solistas, além de práticas em conjunto.
As aulas serão realizadas no Centro Esportivo e Cultural da ABESC, no bairro Horto, e serão ministradas por músicos reconhecidos da cena do choro mineiro:
- André Milagres (violão de 7 cordas)
- Marcelo Pereira (instrumentos solistas)
- Pablo Dias (cavaquinho)
- Sandra Leão (pandeiro)
O projeto é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e visa formar novos músicos e preservar o gênero reconhecido como patrimônio cultural imaterial do Brasil pelo Iphan.
Para marcar o início das atividades, a escola promoverá uma Roda de Choro aberta ao público no sábado, 26 de abril, às 11h, no mesmo local das aulas. O evento reunirá músicos atuantes na cena belo-horizontina e celebrará com tradição e improvisação a chegada da nova instituição de ensino.
As inscrições para as aulas já estão abertas e podem ser feitas presencialmente na secretaria da ABESC ou por formulário online acessado pelo Instagram oficial da escola (@escoladechorobh). As atividades terão início em abril, mês em que se comemora o Dia Nacional do Choro, celebrado em 23 de abril em homenagem ao nascimento de Pixinguinha.
O post Escola de Choro de BH será inaugurada nesta quarta com aulas gratuitas e roda musical no Horto apareceu primeiro em BHAZ.